• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

RS volta a exportar carne suína para a Rússia


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 09h29

Antes mesmo da nova visita dos russos ao estado, chegou a boa notícia. Depois de mais de dois anos sem poder exportar carne suína, os gaúchos finalmente receberam o sinal verde para retomar o mercado. Por enquanto, a habilitação foi concedida a um frigorífico do estado. É a unidade de Santo Ângelo da Alibem, a mesma a receber na próxima terça-feira uma missão da Rússia.


Para o Rio Grande do Sul, é uma notícia grandiosa. Vira a página com relação a essa restrição iniciada em junho de 2011. Outros frigoríficos ficam aptos a conseguir a mesma coisa - comemora Rogério Kerber, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do estado.


No final do ano passado, o Ministério da Agricultura chegou a confirmar o fim do embargo - imposto também a Paraná e Mato Grosso. Na prática, porém, as empresas gaúchas seguiam sem conseguir vender seu produto.


A relevância da retomada está no peso do comprador. Mesmo com as restrições, a Rússia segue como um dos principais destinos do produto brasileiro, em volume e receita, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS).


O estado chegou a exportar 11,5 mil toneladas por mês de carne suína aos russos.


- Finalmente estamos conseguindo ampliar o número de frigoríficos suínos habilitados. Agora já são cinco no país. Ficamos com boas perspectivas para 2014 - afirma Rui Saldanha Vargas, presidente da ABIPECS.


Além do Alibem, o frigorífico Pamplona, de Santa Catarina, também recebeu autorização para realizar embarques na última sexta-feira (29/11). Uma unidade de bovinos de Mato Grosso do Sul obteve liberação. Com isso, segundo o Ministério da Agricultura, sobe para seis o número de unidades credenciadas pelos russos só no mês de novembro.


Fonte: Zero Hora. 29 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja