• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Confirmado primeiro caso de ferrugem asiática na safra 2013/2014 em Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 09h26

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) informou na sexta-feira, 29/11, que o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Wanderlei Guerra, confirmou o primeiro caso no estado de ferrugem asiática na safra 2013/2014.


A amostra foi coletada em 21 de novembro, no município de Alto Araguaia, divisa com Goiás.


Segundo Guerra, a amostra é de uma planta guaxa (espontânea), o que indica condições climáticas propícias para ocorrência da enfermidade. Ele disse que o local onde a planta foi encontrada é um roçado para impedir o crescimento de plantas guaxas, mas mesmo assim algumas sobraram.


O presidente da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro, e o diretor técnico, Nery Ribas, alertam os produtores para que não se esqueçam de monitorar também a ferrugem. Em novembro de 2012, segundo o Consórcio Antiferrugem, quatro casos já tinham sido detectados no estado, mas a proliferação foi mais acentuada a partir deste ano, quando começou a colheita da soja precoce.


A orientação é que os produtores inspecionem suas lavouras e fiquem atentos às informações do Consórcio Antiferrugem, uma parceria público-privada coordenada pelo Ministério da Agricultura, que funciona como um sistema de alerta.


- Além de monitorar, é preciso procurar orientação profissional para tomar as decisões corretas, e usar tecnologia de aplicação eficiente para ter sucesso no controle da doença. A ferrugem está aí, e pode chegar à lavoura de qualquer um amanhã ou depois - afirmou Nery Ribas, em nota.


Fonte: Aprosoja-MT. 29 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja