• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Expansão na nova fronteira une três estados


Quinta-feira, 28 de novembro de 2013 - 09h09

Tocantins, Maranhão e Piauí estão novamente expandindo o plantio de soja neste verão. A nova fronteira agrícola do Brasil dedica perto de 1,7 milhão de hectares à oleaginosa (sem contar a Bahia).


Trata-se da maior área já destinada à soja na região, que começou a expandir a agricultura de escala três décadas atrás.


Segundo os produtores e especialistas entrevistados por técnicos e jornalistas da Expedição, o Tocantins abre mais áreas que seus vizinhos, porque no ano passado sofreu menos os efeitos das estiagens e está mais capitalizado.


No entanto, o Maranhão segue na liderança e o Piauí continua dispondo das maiores áreas contínuas para novos investidores.


O plantio chegou à metade no Tocantins, a dois terços no Maranhão e a um terço no Piauí, que está recebendo menos chuvas.


Os produtores piauienses, no entanto, esperam precipitações nos próximos dias e colocam as máquinas em campo.


No Maranhão, a sementeira Cajueiro está acelerando as entregas. Os produtores da nova fronteira preferem retirar as encomendas às vésperas do plantio, para que as sementes fiquem em ambiente climatizado e preservem o potencial de germinação pelo maior tempo possível.


A previsão é que o plantio seja encerrado em toda a região dentro do prazo indicado pelos técnicos, ou seja, em três semanas.


Fonte: Canal do Produtor. Por José Rocher. 27 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja