• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas no sudeste paralisam a colheita da cana-de-açúcar


Quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 09h26

O clima da semana na região sudeste foi favorável para a realização da colheita da cana-de-açúcar, apesar das chuvas que foram registradas entre o sábado e domingo em praticamente todas as regiões produtoras. A colheita avançou bem em toda a região Centro-Sul do Brasil. Porém, nos últimos dias voltou a chover na maioria dos canaviais do Sudeste, levando a paralisações na colheita.


De acordo com as previsões do tempo, esses dias mais cinzentos devem se estender até a quarta-feira, dia 27/11. Na quinta-feira, dia 28/11, a passagem de uma frente fria de fraca intensidade deve manter a condição para chuva fraca a qualquer momento do dia no estado de São Paulo.


Já entre Minas Gerais e Espírito Santo, os acumulados de chuva serão bem maiores porque há condições para temporais nos próximos dias. Os volumes podem chegar aos 150 milímetros acumulados em algumas cidades destes estados, impossibilitando o andamento da colheita da cana de açúcar.


Apesar do atraso na colheita, as chuvas auxiliam na manutenção, mesmo que parcial, da umidade do solo e com isso, favorecem o desenvolvimento dos canaviais e até mesmo o plantio de novas lavouras. Esse alívio do déficit hídrico ocorre especialmente em áreas onde o solo tinha umidade de apenas 10,0%, que é o caso do norte mineiro.


A região está com boas taxas de radiação solar devido aos períodos de melhoria do tempo, o que contribui também para a concentração de Açúcar Total Recuperado (ATR).


Na comparação com os índices deste mesmo período no ano passado, as taxas de produtividade de ATR nessa segunda quinzena de novembro devem ficar abaixo dos valores observados em 2012, levando em consideração que ainda há muita chuva pela frente em boa parte do Sudeste do Brasil.


Fonte: Canal Rural. 26 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja