• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAO lança Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014


Terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 09h00

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou o Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014, com o objetivo de reforçar o papel da agricultura familiar na erradicação da fome e na produção sustentável, preservando os recursos naturais. Tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, essa forma de produção é dominante na agricultura.

Especialistas estimam que haja mais de 500 milhões de áreas de agricultura familiar no mundo, incluindo agricultores de pequena e média escalas, camponeses, povos indígenas, pescadores e criadores de gado. A importância da agricultura familiar na mitigação da fome e da pobreza rural também é grande.

Em sua 66ª Sessão - com forte apoio do Fórum Rural Mundial, das redes regionais de agricultores familiares na África, Ásia e América Latina e da 37ª Conferência da FAO, entre outros - a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, em uma iniciativa destinada a reposicionar a agricultura familiar no centro da formulação de políticas nacionais agrícolas, ambientais e sociais.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, destacou o grande potencial produtivo advindo da agricultura familiar.

Ao escolher 2014 para celebrar, nos demos conta que os agricultores familiares são líderes no que se refere a duas urgências que o mundo enfrenta hoje: eles melhoram a questão da segurança alimentar e preservam os recursos naturais, em consonância com os Objetivos do Milênio.

Cerca de 70,0% da população com insegurança alimentar vive em zonas rurais da África, da Ásia, da América Latina e do Oriente Próximo.


Fonte: ONU. 25 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja