• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil exporta volume recorde de carne de frango em outubro, mas receita cai


Sexta-feira, 22 de novembro de 2013 - 09h26

As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 355,4 mil toneladas em outubro, recorde histórico para o mês, refletindo uma demanda firme e a postergação dos embarques por conta das chuvas, disse a associação que reúne a indústria nesta quinta-feira.


Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas externas subiram 3,5%, segundo levantamento da UBABEF.


"Além da demanda externa, como a do Oriente Médio, (o aumento em volume) refletiu quase uma semana de portos parados por causa das chuvas", disse o diretor de mercados da UBABEF, Ricardo João Santin.


Chuvas interromperam em setembro operações nos três importantes portos usados no escoamento da carne de frango brasileira - Itajaí e São Francisco, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná - obrigando exportadores a reprogramarem seus embarques para outubro.


Apesar do volume maior, a receita com as exportações caiu 5,1% no mês passado ante outubro de 2012, para US$681,22 milhões.


Santin explicou que este recuo dos preços decorre do aumento momentâneo da oferta, após atraso nos portos, e por renegociações depois do pequeno recuo nos custos de produção, com a redução nos preços de milho.


"Mas nós esperamos compensar depois. Já deve voltar no próximo mês, porque voltará a ter um equilíbrio de oferta e demanda", acrescentou.


 Acumulado


No acumulado do ano até outubro, os embarques de carne de frango totalizaram 3,2 milhões de toneladas, queda de 1,4% em relação aos dez primeiros meses do ano passado. Em receita, houve aumento de 5,3% para US$6,67 bilhões.


O Oriente Médio se mantém como maior importador de carne de frango brasileira em 2013, com a aquisição de 1,2 milhão de toneladas de janeiro a outubro, volume 5,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar vem a Ásia, que importou 922,0 mil toneladas, queda de 3,0% na mesma comparação.


Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 21 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja