• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em Minas Gerais, preço baixo do café obriga agricultores a deixarem o campo


Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 09h04

Em uma pequena propriedade no sul de Minas Gerais, João Maria Costa cultiva café. Nesta safra, ele colheu 80 sacas, que foram vendidas, em média, por R$230,0, valor considerado muito baixo, já que o custo de produção está em R$320,0.


A falta de dinheiro para cuidar dos 5 mil pés e as dívidas fizeram com que ele e a família se mudassem para a cidade. Já são quatro meses trabalhando como pedreiro.


A troca do campo pela cidade chamou a atenção do Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde porque nesta época é comum que os trabalhadores contratados para a colheita sejam dispensados e procurem pelo sindicato para conseguirem outro emprego, mas este ano, junto com eles também vieram os pequenos produtores.


Nos últimos dois meses, o sindicato recebeu cerca de 200 currículos, metade deles, de pequenos produtores buscando serviço nas empresas da cidade.


Na tentativa de colocar no mercado quem deseja deixar o café, o sindicato tem buscado parcerias em cidades da região, entre elas, Poços de Caldas, para onde já foi enviada a maioria dos currículos.


Fonte: Globo Rural. 21 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja