• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério declara estado de emergência também em Mato Grosso


Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 09h33

Em uma exceção que deve virar regra, e atendendo a pedidos de parlamentares e produtores mato-grossenses, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso. A decisão, que autoriza o uso de defensivos não aprovados no Brasil para combater a lagarta Helicoverpa armigera, foi publicada em uma portaria no "Diário Oficial da União" de segunda-feira (18/11) com vigência de um ano.


A medida já tinha sido adotada em relação ao Oeste da Bahia, no último dia 4. A extensão do mesmo tratamento ao Mato Grosso pode mostrar uma nova tendência. Inicialmente, o decreto presidencial que autorizou o ministério a declarar situação de emergência previa que algumas regiões fossem atendidas. Agora, diversos estados pleiteiam o mesmo tratamento e devem ser atendidos.


Com isso, o plano inicial do governo de combater uma praga exótica pode se transformar em um "descontrole" no uso de produtos não autorizados legalmente a serem utilizados no país. "Se continuar assim, em breve teremos todos os Estados em situação de emergência para combater diversas pragas, e o uso de produtos será feito de forma menos criteriosa", disse uma fonte do Ministério da Agricultura.


O reconhecimento do estado de emergência permite a implementação de um plano para a supressão da praga, incluindo uso de agrotóxicos que ainda não tenham sido liberados no Brasil. A importação e a aplicação dessas substâncias, proibidas no Brasil em situações normais, foram autorizadas em caráter temporário e emergencial no último dia 7, pela portaria 1.109/2013 do MAPA.


O plano prevê, ainda, o uso de cultivares que restrinjam a praga, "janelas" de plantios específicas para combater a lagarta, respeito ao vazio sanitário, controle biológico e controle químico.


Fonte: Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 18 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja