• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Etapa do Circuito Feicorte NFT projeta modelo sustentável de produção pecuária de Paragominas-PA


Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 - 14h10

A cidade de Paragominas, no Pará, tem se transformado desde que começou a trabalhar sua pecuária de maneira sustentável, alavancando a economia local e tornando-se uma referência nacional, principalmente para a região da Amazônia. A história desta transformação teve início em 2007 quando tiveram início os trabalhos de mudança no manejo pecuário liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, que passou a investir em pesquisa e ciências com o apoio de prefeitura local, segundo informou seu atual presidente, Mauro Lúcio Costa.


Todo esse trabalho culminou com a etapa realizada na cidade do Circuito Feicorte NFT, entre os dias 7 e 8 de novembro, que reuniu, pela primeira vez, produtores, frigoríficos, representantes do Governo e do Ministério Público em uma mesma mesa para debate.


O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa que percorreu ao longo do ano cinco dos principais polos de produção pecuária no Brasil levando informações e tecnologia para produtores por meio de workshops. Mas, para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, o evento realizado na cidade paraense representou muito mais do que isso. "Graças ao Circuito Feicorte NFT o Governo do estado do Pará pela primeira vez olhou para o nosso trabalho na região de maneira mais efetiva. Há muitos anos tenho tentado unir Ministério Público e produtores rurais da região e chamar a atenção do Governo. Finalmente conseguimos! O Circuito Feicorte foi essencial para isso e o momento é histórico", completou Mauro Lúcio Costa.


Para o secretário de Agricultura do Estado do Pará, Hildegardo Nunes, que participou de um painel no segundo dia do evento sobre a aplicação do Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono, o Circuito Feicorte exerce um papel duplo: trazer conhecimento e levar informações reais e claras sobre a realidade do Pará para um maior número de pessoas. "Vivemos um momento muito importante de transformação de uma atividade extrativista para produtiva, que ganha em produtividade com a intensificação, expansão do cultivo de grãos e atividades correlatas que começam a se consolidar como um círculo virtuoso, com confinamento e desenvolvimento da avicultura, por exemplo.


A imagem da pecuária na Amazônia é controversa, mas é hora de entender e mostrar que estamos em um novo momento em que a condição ambiental faz parte do processo produtivo. Por isso, a Feicorte no Pará é um marco divisor para evidenciar esse momento que o estado vive de sustentabilidade, não só ambiental, mas econômica. Além disso, é uma oportunidade fantástica para que o produtor tenha acesso olho no olho a palestrantes de alto nível e a tecnologias, podendo interagir e aprimorar a atividade", declara o Secretário de Agricultura.


A etapa do Pará, realizada nos dias 7 e 8 de novembro, teve a participação de 671 pessoas, de 28 cidades do Pará e de mais cinco estados brasileiros, com destaque para o Maranhão. Dentre os participantes 60% eram criadores de gado, que puderam dialogar nos dois dias de eventos com diversos elos da cadeia produtiva da carne para buscar uma pecuária cada vez mais sustentável.


A programação mesclou palestras ministradas por importantes especialistas sobre como obter eficiência na produção e na comercialização da carne com painéis que colocaram frente a frente diversas elos da cadeia, como Governo, Ministério Público, universidades, institutos de pesquisas, ONGs, associações de classe, instituições financeiras, indústria e varejo. Tudo isso permeado por diversos debates que permitiram estabelecer um importante diálogo em busca de uma atividade cada vez mais rentável e sustentável.


"O grande interesse demonstrado pelo público participante em debater, tirar dúvidas, opinar e dialogar demonstra a importância do papel de iniciativas como o Circuito Feicorte NFT, que vai até onde o pecuarista está para oferecer ferramentas tecnológicas que permitam aprimorar a atividade. A etapa de Paragominas, terra da Pecuária Verde, que é um projeto modelo para todo o mundo, demonstrou o quanto os produtores estão comprometidos em melhorar sua atividade e a importância de oferecer esses espaços de diálogo construtivo para que todos sejam beneficiados", avalia a gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio, organizadora do evento.


Terra da Pecuária Verde


Paragominas, que já foi uma das líderes em desmatamento na Amazônia há cinco anos, hoje lidera um projeto de pecuária sustentável que é modelo para outros municípios no Brasil. O Projeto Pecuária Verde está vinculado ao Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e conta com importantes apoios como o Fundo Vale, a empresa Dow AgroSciences e organizações não-governamentais, como o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a The Nature Conservancy (TNC), além da consultoria de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o objetivo de aumentar a produtividade por hectare e reduzir o risco de pressão sobre as áreas de APP e reserva legal.


Sobre o Circuito Feicorte NFT


O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne - em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).


Além de Paragominas (PA), foram realizadas em 2013 etapas em Cuiabá (MT) em março, Palmas (TO) em maio, Campo Grande (MS) em julho e Ji-Paraná (RO) em outubro.


- reuniram mais de 5 mil participantes. A etapa de Paragominas (PA) em novembro fecha a edição de 2013 do evento.


Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja