• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Leilão de milho de Mato Grosso é insuficiente para resolver demanda do Sul


Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 - 09h25

O milho mato-grossense, que vai chegar ao mercado do gaúcho, através do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (PEPRO), vai alimentar animais que serão abatidos a partir do ano que vem. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), o leilão de escoamento vai apenas amenizar a falta do grão no Estado gaúcho.


O diretor executivo do SIPS, Rogério Kerber, diz que as 800 mil toneladas de milho que serão ofertadas no leilão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no dia 20 de novembro não são suficientes para atender a demanda dos estados gaúcho e catarinense.


Em 2013, o Rio Grande do Sul produziu bem, foram 5,3 milhões de toneladas, apesar disso a demanda interna ficou maior. São necessárias 5,8 milhões de toneladas para abastecer o estado. De acordo com o presidente Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Nestor Freiberger, os contratos de exportação, ainda não cumpridos, levam parte dessa produção para outros países.


A falta do grão, fundamental na alimentação de suínos e aves, está aumentando o custo de produção. Segundo a ASGAV, provavelmente o produto estará mais caro neste final do ano. No caso das aves, a alta chegou a 20% nos últimos seis meses. Para Freiberger, não há como poupar o consumidor, os custos precisam ser repassados ao varejo.


leilão PEPRO


Do total das 800,0 mil toneladas, serão negociadas 200,0 mil toneladas de milho do norte de Mato Grosso, designada ao município de Sinop; 100,0 mil toneladas de Sorriso; 400,0 mil toneladas de Campo Novo do Parecis e 100,0 mil toneladas de Gaúcha do Norte.


Para o secretario de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, a medida é benéfica aos produtores mato-grossenses, que poderão escoar a produção local, além de auxiliar regiões brasileiras que precisam do cereal para a alimentação de animais.


Fonte: Estadão Conteúdo. 14 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja