• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Zoneamento de risco climático ajuda a definir data de plantio de arroz e feijão


Segunda-feira, 18 de novembro de 2013 - 09h22

Um estudo realizado pelos pesquisadores Silvando Carlos da Silva e Dino Magalhães Soares, e pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Eduardo Delgado Assad, auxilia os produtores de feijão e arroz de terras altas na escolha do melhor momento de darem início em suas lavouras.


A pesquisa Importância e onde encontrar os produtos gerados pelo zoneamento de riscos climáticos para as culturas de arroz de terras altas e feijão, permite o planejamento da atividade agrícola, ajudando o produtor na análise dos riscos pelos impactos negativos e consequentes perdas nas lavouras, advindas das principais adversidades climáticas.


O Zoneamento é um estudo do regime histórico de pluviosidade, onde o agricultor pode identificar os períodos mais propícios para semear e cultivar o arroz de terras altas e o feijão, a fim de fugir dos períodos mais comuns de ausência de chuvas em determinada região. Com a integração das políticas de crédito e seguridade agrícola às orientações de período de semeadura, se torna de suma importância os resultados desse estudo, que valida as intenções de obtenção crédito, pela possível Minimização dos riscos.


No estudo, o agricultor encontra o histórico de criação, desenvolvimento, aplicação e localização dos produtos gerados pelo zoneamento de riscos climáticos para as culturas do arroz de terras altas e do feijão, iniciado em 1983 e atualizado até os dias de hoje. O trabalho é apresentado em sequência científica inédita, mas deve ser apreciado, especialmente, pelos benefícios de estarem à disposição da sociedade brasileira, contribuindo para a redução dos riscos climáticos nos empreendimentos agrícolas.


Fonte: Canal Rural. 16 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja