• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

USDA eleva projeção de exportação de soja do Brasil em 2013/14


Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 09h32

O Brasil deverá exportar 44,0 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, com o país à frente dos Estados Unidos no comércio global da oleaginosa na atual temporada, segundo levantamento mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) da última sexta-feira (8/11).


O número estimado para as vendas externas brasileiras é maior que as 42,5 milhões de toneladas previstas no relatório de setembro, e supera em 2 milhões de toneladas o volume exportado pelo Brasil no ciclo anterior, segundo o USDA.


Já as exportações norte-americanas de soja estão estimadas pelo USDA em 39,46 milhões de toneladas, também maiores em relação as 37,3 milhões de toneladas apontadas no último relatório, de setembro.


O aumento na expectativa de exportação dos EUA ocorreu com uma melhora na previsão de safra norte-americana, que passou de 85,7 milhões para 88,6 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada.


Com isso, aliás, os EUA voltaram a ter possibilidade de produzir mais soja do que o Brasil em 2013/14 - a colheita da safra norte-americana está no final, enquanto a brasileira ainda está em plantio.


A estimativa para a safra de soja do Brasil foi mantida em 88 milhões de toneladas, estável ante o relatório anterior, mas bem acima das 82 milhões de toneladas produzidas na temporada 2012/13.


O número previsto pelo USDA, entretanto, está abaixo da estimativa mais otimista da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que divulgou seu relatório mais cedo nesta sexta-feira, no qual prevê que a safra brasileira está projetada em até 90,2 milhões de toneladas.


Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 11 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja