• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Operação descobre fraude em transportadora de leite no Rio Grande do Sul


Sexta-feira, 8 de novembro de 2013 - 09h07

A partir de denúncias recebidas pelo Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MPE/RS) de empresas de laticínios que assinaram o Termo de Ajuste de Conduta, o MPE/RS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) iniciaram investigação conjunta em agosto deste ano à empresa Transportadora Reidel e Dias (Três de Maria/RS).


A empresa entregava leite cru no posto de refrigeração da empresa Laticínios Bom Gosto Ltda, em Giruá/RS (SIF 1605), e na empresa Comércio de Laticínios Mallmann Ltda (SIF 1063), em Sede Nova/RS.


Desde agosto, o Serviço de Inspeção Federal do MAPA vinha investigando e coletando amostras de leite do transportador junto aos postos de refrigeração.


De agosto a outubro deste ano, foram coletadas 18 amostras de leite cru refrigerado entregue pela transportadora junto às empresas de laticínios da região, sendo detectadas irregularidades no Índice Crioscópico (análise de ponto de congelamento utilizada para combater fraude) em três amostras e foram adotadas todas as ações fiscais.


As empresas Bom Gosto e Mallmann colaboraram com as investigações, descartando as matérias primas irregulares que chegavam às fábricas e avisando sempre que foram detectados problemas.


"As próprias empresas têm interesse em vender um produto de qualidade para o consumidor. Por isso, assim como o governo, a iniciativa privada também melhora constantemente os processos de inspeção. As fraudes sempre vão ocorrer, mas também são aperfeiçoados os métodos de controle para continuar impedindo que produtos contaminados cheguem à mesa dos brasileiros", destaca o coordenador-geral de Inspeção do MAPA, Luiz Marcelo Araújo.


O aumento do rigor nas fiscalizações deve-se às deflagrações de operações conjuntas de combate à fraude no leite no Rio Grande do Sul pelo MP estadual e o Mapa.


É preciso lembrar que a gestão entre transportadora de leite cru e a empresa de laticínio é uma relação comercial, devendo ser controlada e gerida pelo estabelecimento fabricante de produtos lácteos, como previsto na Instrução Normativa nº 62/2011, no item 9.2.5 do anexo VI.


O Ministério da Agricultura informa que qualquer problema ocorrido no transporte de leite cru deve ser imediatamente comunicado pela empresa fabricante ao Serviço de Inspeção Federal para as devidas providências, como ocorreu nessa situação.


Dia 7/10, quinta-feira, foi realizada a operação conjunta entre o MPE/RS e o MAPA no posto de leite clandestino mantido pelo transportador em sua propriedade, onde foram encontrados tanques de refrigeração.


Esses tanques foram lacrados pela Inspeção Federal, além de apreendidos soda cáustica e notas de compra de peróxido de hidrogênio. Não foi encontrado leite cru no posto clandestino.


A Operação foi organizada pelo MP Estadual, com apoio técnico dos servidores do MAPA, para coleta e análise das amostras de leite. Desde o dia 2 de novembro, os técnicos do Mapa estavam de plantão no SIF 1605 monitorando a suspeita de fraude por peróxido de hidrogênio.


Além das 18 amostras coletadas desde agosto, foram coletadas mais 55 amostras de leite cru refrigerado entregue pela empresa Reidel e Dias, em análise no Laboratório Nacional Agropecuário do Estado (Lanagro/RS) e no laboratório credenciado Unianálises.


Para esta atividade, o Lanagro/RS ainda deslocou técnicos e laboratório móvel para a região exclusivamente para atender à Operação.


Fonte: MAPA. 7 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja