• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Área semeada de soja chega a 71,7% em Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 09h46

A semeadura da safra de soja 2013/2014 continua evoluindo e chega a 71,7% da área destinada à oleaginosa em Mato Grosso, já com a semente no solo.


Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o estado semeou quase 45,0% da sua área em apenas 15 dias, e colocou este ano como o mais avançado de todos os dados históricos do instituto.


O clima favorável é que está possibilitando a boa capacidade de plantio na grande maioria das regiões, junto com a boa estrutura de maquinários que os produtores mato-grossenses têm.


Uma das preocupações recorrentes nesta safra é sobre o mercado da soja, que irá passar por um momento decisivo durante esta semana, com a divulgação do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Este documento deve trazer os dados atualizados da safra norte-americana, que vão definir a tendência dos preços do grão.


De acordo com o USDA, o volume acumulado de reportes para exportação da soja da safra 2013/2014, até a semana encerrada em 24/10, é de 32,23 milhões de toneladas do grão, o que equivale a 86,0% da estimativa de exportação norte-americana para esta safra.


O grande volume de exportações norte-americanas pode gerar elevação nos preços da soja como forma de retração na demanda.


Durante o mês de setembro, o Brasil exportou 4,9 milhões de toneladas do complexo soja, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).


O principal produto enviado ao exterior pelo país foi a soja em grão, correspondente a 70,0% do total, seguida por 26,0% de farelo de soja e apenas 4,0% de óleo de soja.


O Rio Grande do Sul foi o estado responsável pelo maior volume embarcado dos três produtos, representando 28,0% do total das exportações brasileiras.


O estado do Paraná aparece em seguida, com participação de 23,0% nas exportações nacionais do complexo.


Mato Grosso exportou 982 mil toneladas em setembro, 62,0% deste volume em soja in natura, 35,0% na forma de farelo de soja e 3,0% em óleo de soja.


Fonte: Rural BR. 5 de Outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja