• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa inicia em todo país


Segunda-feira, 4 de novembro de 2013 - 09h15

Começou nesta sexta-feira, dia 1/11, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de que 150,0 milhões de cabeças sejam imunizadas nesta etapa.


A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos será no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.


Já a imunização em animais com idade abaixo de 24 meses está prevista na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.


No Rio Grande do Sul os pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para imunizar os animais. A abertura oficial da campanha no estado aconteceu em Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre.


Neste período, todos os animais com até 24 meses devem receber a dose de reforço da vacina. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul espera imunizar seis milhões de cabeças.


O governo do Estado vai doar dois milhões de doses de vacinas a pequenos produtores que tenham até cem animais. As doses já estão a disposição nas inspetorias. Para produtores que tenham um rebanho maior, as vacinas estão sendo vendidas em casas agropecuárias credenciadas a um custo médio de R$ 1,40. O diretor de defesa sanitária do RS, Marcelo Gocks, diz que o custo é parecido em quase todos Estados brasileiros.


Os animais mais suscetíveis a doença são bovinos e búfalos, mas outras espécies que tenham o casco bipartido, como ovinos e suínos, também podem ser contaminados. Além de vacinar, o produtor também deve ficar atento aos sintomas da doença e em caso de qualquer suspeita, entrar em contato com uma inspetoria de defesa agropecuária.


De acordo com o secretário da Agricultura do RS, Luis Fernando Mainardi, o estado vai investir R$12 milhões na compra de vacinas para distribuição gratuita com recursos próprios.


Período de vacinação


Algumas localidades têm datas diferenciadas, como a região do pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesta etapa, somente no Piauí, não haverá vacinação. As datas de imunização dos rebanhos no estado são diferenciadas.


Já o estado de Roraima abriu a segunda etapa em primeiro de outubro, mas prorrogou até o dia 10 de novembro. Em Rondônia, a campanha começou no dia 15 de outubro, mesma data do início da fase única no Amapá.


Atualmente, o Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação 22 estados mais o distrito federal. Apenas Amapá, Roraima e parte do Amazonas ainda não possuem esta condição sanitária. Santa Catarina não está no calendário por ser o único estado com status de zona livre de aftosa sem vacinação.


Fonte: Canal Rural. 1 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja