• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rússia aumenta produção interna de carnes


Sexta-feira, 1 de novembro de 2013 - 09h39

Após um longo programa de apoio estatal para a modernização da produção de carnes, a Rússia quer encurtar o percentual de importação em relação à produção interna. No caso das compras externas de carne de frango, a meta é reduzir a taxa dos 18% do ano passado para apenas 8% em 2016.


Já o percentual entre importação e produção local de carne suína cairia para 20% em 2016, abaixo dos 27% do ano passado, conforme estimativas do setor.


O governo já teria investido pelo menos US$20 bilhões no setor nos últimos dez anos em busca de uma autonomia na produção de proteínas. A tentativa é não só elevar a oferta interna, mas também abastecer os países vizinhos, carentes nesses produtos. A busca russa para modernizar a produção e ampliar a oferta interna de carnes já começa a dar resultados, com aumento de oferta.


O país, que atualmente utiliza diversas barreiras para conter as importações de carne brasileira, poderá reduzir ainda mais as compras nacionais nos próximos anos. Francisco Turra, presidente-executivo da UBABEF, diz que os russos realmente vêm investindo muito e expandindo a capacidade de produção, mas que sempre ficarão dependentes de compras no Brasil e nos Estados Unidos.


Clima e insumos são os principais gargalos deles, alerta Turra. Além disso, no momento em que vão abastecer os países vizinhos, terão a necessidade de complementar o mercado interno com produtos diferenciados oriundos de outros países, inclusive do Brasil, afirma o ex-ministro da Agricultura.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 31 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja