• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

UBABEF diz que Brasil está preparado para receber missão russa


Terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 09h20

O presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) disse nesta segunda-feira (28/10) que o setor está pronto para receber uma missão sanitária da Rússia que, segundo a entidade, estaria prevista para os próximos dias. A intenção das autoridades é verificar o atendimento de exigências sanitárias.


A declaração de Turra, divulgada pela assessoria da entidade, é uma resposta a declarações de um representante do serviço sanitário russo, publicadas na imprensa do país.


Segundo a UBABEF, a autoridade teria ameaçado com novo embargo caso fossem encontradas irregularidades, como níveis de cloro acima do permitido na água usada nos abatedouros.


Ele informou, segundo a nota, que o Brasil não usa cloro como descontaminante no processo de abate de aves. A substância é usada apenas na água potável e em níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


Francisco Turra afirmou que um grande esforço vem sendo feito pela parceria comercial com a Rússia e disse que o setor avícola não pode trabalhar com hipóteses que possam denegrir sua imagem. "A Rússia é, hoje, membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), e todas as decisões que o governo russo tomar deverá atender às normas internacionais de comércio, e não a critérios especificamente nacionais".


De acordo com a União Brasileira de Avicultura, "as exportações brasileiras para a Rússia enfrentam problemas desde julho de 2011", quando embargos foram impostos a plantas avícolas do Brasil.


Em 2010, a avicultura brasileira exportou para aquele mercado 145,1 mil toneladas. Em 2011, os embarques caíram para 60,5 mil toneladas e, em 2012, atingiram 69,5 mil toneladas.


Fonte: Globo Rural. 28 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja