• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embrapa formaliza cooperação técnica em fitossanidade


Quarta-feira, 23 de outubro de 2013 - 09h07

O Centro Internacional de Biociência Agrícola (CABI, sigla em inglês) e a Embrapa assinaram acordo de cooperação técnica, em Brasília, para geração e transferência de tecnologia em fitossanidade para o estado de Mato Grosso.


A visita foi também uma oportunidade para formalizar a assinatura de um memorando de entendimento entre a Embrapa e o CABI, firmado em maio deste ano.


O projeto entre a Unidade de Sinop e o CABI prevê ações em pesquisa e transferência de tecnologia, com foco em sanidade vegetal e animal, voltadas aos sistemas de produção agropecuária e cadeias produtivas relevantes para Mato Grosso.


Já o memorando de entendimento entre Embrapa e CABI é mais abrangente e envolve as áreas de produção sustentável, controle biológico, manejo integrado de pragas, clínicas de plantas e treinamento de agricultores, transferência de tecnologia e conservação de biodiversidade.


O CABI é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e informação fundamentados na ciência, cuja missão é orientada por seus 48 países-membros. Possui 11 centros ao redor do mundo, com cerca de 400 funcionários. Entre as ações estão publicações científicas, projetos de desenvolvimento e pesquisa e serviços microbianos.


Em 2010, o centro estabeleceu um escritório no Brasil, em Botucatu (SP). Segundo Nicholls, o CABI tem no país uma de suas prioridades. "Esperamos firmar mais projetos de cooperação técnica em outros estados, e que o Brasil se torne país-membro", afirmou.


Já existem contatos com a Embrapa Acre, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Roraima.


Após a assinatura do acordo, a delegação do CABI visitaria a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, para discutir a proposta de criação de uma rede na América do Sul em coleção de micro-organismos.


Nicholls ressaltou que a organização tem interesse em parcerias com a Embrapa na África. O CABI tem centros em Gana e no Quênia, e 18 países-membros no continente. O diretor Dennis Rangi, presente na visita, é responsável pelo escritório em Nairóbi.


O diretor-presidente do CABI também manifestou interesse em conhecer os laboratórios virtuais da Embrapa (LABEX) na Inglaterra, e na tradução de publicações da Embrapa.


Fonte: MAPA. 22 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja