• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Oriente Médio compra mais frango brasileiro


Segunda-feira, 21 de outubro de 2013 - 09h06

O Oriente Médio é uma das poucas partes do mundo que aumentaram suas compras de carne de frango do Brasil neste ano. A região é a maior importadora do produto e além dela, apenas as nações das Américas ampliaram suas importações em 2013, de acordo com o balanço divulgado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF).


De acordo com a instituição, os países do Oriente Médio importaram 1,094 milhão de toneladas de carne de frango entre janeiro e setembro, um aumento de 7,3% em volume na comparação com o mesmo período de 2012. Para as Américas, as vendas somaram 190,1 mil toneladas e tiveram um aumento de 23,2%.


No ano, o país enviou 815,2 mil toneladas para a Ásia, 5,3% menos do que no mesmo período de 2012. Para a África, o terceiro maior cliente, as vendas no ano somam 389,1 mil toneladas e acumulam queda de 14,9%.


Para a União Europeia (UE), os embarques de 302,8 mil toneladas de carne de frango estão 10,2% menores do que até setembro de 2012 e para os países europeus que não são parte da UE, as vendas somam 71 mil toneladas, ou 22,5% menos do que entre janeiro e setembro do ano passado.


No acumulado do ano, as remessas de carne de frango somam 2,865 milhões de toneladas, um volume 2% menor do que o registrado no mesmo período de 2012. Em valores, porém, a receita está maior: até agora as vendas de carne de frango renderam US$5,989 bilhões, um acréscimo de 6,7% sobre o faturamento obtido até setembro do ano passado.


De acordo com o diretor de mercados da UBABEF, Ricardo Santin, o bom desempenho das exportações ao Oriente Médio é resultado do relacionamento já "sedimentado" dos produtores brasileiros com os clientes da região.


"Temos uma longa parceria e um comércio muito sedimentado com eles. Há alguns anos, o Brasil supriu a demanda dos países do Oriente Médio e hoje é o principal fornecedor de carne de frango para a região", afirmou, lembrando, porém, que há grande concorrência de produtores da União Europeia pelos mercados do Oriente Médio.


De acordo com Santin, das 1,094 milhão de toneladas exportadas pelo Brasil no ano para o Oriente Médio, 509 mil foram para a Arábia Saudita, o principal cliente na região. Os Emirados Árabes importaram 189 mil toneladas, o Kuwait, 92 mil, o Iraque, 64 mil e o Iêmen, 55,8 mil toneladas.


O diretor de mercados da UBABEF afirmou que a queda no volume das exportações no acumulado do ano é motivada, na África, por medidas antidumping (de aumento de preços dos produtos importados) praticada pelo principal cliente no continente, a África do Sul. Na Ásia, as quedas têm relação a entraves burocráticos enfrentados por exportadores brasileiros na China e, na União Europeia, a redução nas vendas ainda está relacionada à crise econômica.


Em setembro, as exportações foram menores tanto em volume quanto em valor em relação ao mesmo período de 2012. No mês passado, as aviculturas brasileiras exportaram 302 mil toneladas de carne, ou 1,2% menos do que em setembro de 2012. O faturamento destes embarques somou US$578,3 milhões, ou 8,6% menos do que em igual mês de 2012.


Santin observou que devido às más condições climáticas, portos que embarcam carne de frango, como o de Itajaí, em Santa Catarina, ficaram fechados em alguns dias de setembro. "Deixou-se de embarcar 30 mil toneladas, o que corresponde a aproximadamente 10% da exportação mensal", disse Santin.


A UBABEF prevê que as exportações deste ano deverão se recuperar até dezembro e encerrar o período com os mesmos volumes enviados em 2012, quando foram exportadas 3,918 milhões de toneladas.


Fonte: ANBA. 18 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja