• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Já em alta, carne suína tende a subir mais


Segunda-feira, 14 de outubro de 2013 - 09h22

Após registrar uma alta de mais de 30% no acumulado do segundo semestre, a carne suína deve ficar ainda mais cara até o fim do ano, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Rui Vargas.


Com os abates de suínos recuando no país desde meados de maio e a maior demanda típica das festas de fim de ano, a indústria terá conjuntura favorável para aumentar os preços, previu Vargas. Segundo ele, o percentual exato desse aumento dependerá da estratégia de cada indústria do setor. Mas o dirigente deu algumas pistas. Se o pernil vai subir no fim do ano, posso deixar de vender em setembro , exemplificou ele.


A questão é que a oferta de suínos está enxuta. Os preços mais baixos do suíno vivo no início do ano levaram o produtor a vender mais animais do que o inicialmente planejado para obter maior receita, ajudando a provocar a restrição de oferta neste segundo semestre.


Na avaliação do presidente da ABIPECS, no entanto, a oferta enxuta deve-se a um surto de diarreia que atingiu leitões recém-nascidos entre o fim do ano passado e o início de 2013. A mortalidade começou a subir e até se descobrir a causa demorou um pouco , explicou Vargas.


Segundo ele, o surto de diarreia, provocado por um vírus, é o principal fator para a redução da oferta de Carne Suína, mas não o único. A produção de suínos também sofreu com um verão e um inverno rigorosos, que prejudicou o ganho de peso dos animais, disse.


O presidente da ABIPECS disse que a alta dos preços da carne suína esperada para o fim do ano pode ser maior ou menor, a depender do desempenho das exportações brasileiras. Hoje, a entidade estima que o Brasil exportará cerca de 50 mil toneladas de carne suína por mês no último trimestre do ano. As exportações representam em torno de 25% da produção nacional.


Nos últimos dois meses, os embarques de carne suína para o exterior decepcionaram. Em setembro, o Brasil exportou 45,9 mil toneladas do produto, queda de 23,9% ante o mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, a receita com essas vendas totalizou US$123,6 milhões, retração de 21,5%, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).


Diante dessa queda, provocada pela redução dos abates e por dificuldades de escoar a produção em uma das semanas de setembro, a entidade já se conformou em não atingir a meta de exportar 600 mil toneladas no ano. Agora, estimou Vargas, os embarques de carne suína deverão somar entre 540 mil e 550 mil toneladas em 2013, queda de pelo menos 5,4% ante as 581 mil toneladas comercializadas em 2012.


No acumulado do ano até setembro, as exportações brasileiras de carne suína somam 389,2 mil toneladas, redução de 9,09% ante o mesmo intervalo do ano passado. Na mesma comparação, a receita com os embarques de carne suína chegou a US$1,013 bilhão, queda de 6,8%. Segundo Vargas, a Ucrânia é a principal responsável pelo desempenho. Um dos três maiores compradores da carne brasileira, o país proibiu as compras do produto nacional entre março e maio.


Fonte: Valor Econômico. Por Luiz Henrique Mendes. 11 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja