• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rabobank vê limites para altas significativas das cotações do açúcar


Sexta-feira, 11 de outubro de 2013 - 08h58

O banco holandês Rabobank previu, em relatório divulgado na quinta-feira (10/10), que no ciclo 2013/14 o mundo terá um superávit de açúcar de 5,4 milhões de toneladas. Isso significa, segundo a instituição, que os estoques globais continuarão a ser construídos. A taxa de estoque e consumo global foi projetada para alcançar, em setembro de 2014, 44%, volume 4% acima da taxa média dos últimos dez anos.


Nesse contexto, segundo relatório, há limite para um movimento significativo de alta dos preços da commodity.


Além do superávit ainda elevado, o banco menciona como influência baixista para as cotações da commodity a possibilidade de incentivos cambiais na Índia resultarem em mais exportações de açúcar pelo país em 2013/14 do que no ciclo anterior.


Entre as influências altistas o banco menciona um possível clima adverso no Centro-Sul do Brasil. Chuvas excessivas na reta final da safra poderiam reduzir a moagem de cana na região e, consequentemente, a produção de açúcar e o excedente exportável.


Uma seca que atinge a lavoura de beterraba na Rússia também é apontada como provável influência altista para a commodity. Além disso, a safra russa está sujeita a baixas temperaturas daqui em diante. Isso pode provocar uma necessidade de importação russa maior do que a inicialmente estimada pelo mercado.


Fonte: Valor Economico. Por Fabiana Batista. 10 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja