• Terça-feira, 30 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

UBABEF defende prioridade ao abastecimento interno de farelo de soja


Quinta-feira, 10 de outubro de 2013 - 16h59

A União Brasileira da Avicultura (UBABEF) reclamou na quarta-feira (9/10), da dificuldade das agroindústrias em manter seus estoques de farelo de soja, usado na ração das aves.


O presidente da UBABEF, Francisco Turra, disse que a entidade não é conta as exportações de grão, entretanto, por uma questão de segurança alimentar do país, é fundamental que as políticas governamentais priorizem o abastecimento interno do insumo. Segundo ele, "vale muito mais para o país exportar grãos em forma de produto com valor agregado, como a proteína animal".


A entidade cita dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), que apontam para volume recorde de soja exportado neste ano: "Com isto, o mercado interno está sendo impactado por um dos menores volumes do insumo processado pela indústria brasileira nos últimos anos - no mesmo relatório, o CEPEA mostra indicadores da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), com o processamento de 18,2 milhões de toneladas de soja em grão entre fevereiro e agosto, o menor nível desde 2006".


Conforme explica o presidente da UBABEF, empresas do setor avícola brasileiro - que dependem do farelo da oleaginosa para a produção de frangos, ovos e outros produtos - estão enfrentando dificuldades na competição com o mercado externo pela compra do produto. Cerca de 30% da ração ofertada aos animais é composta por farelo de soja.


Lembrando das dificuldades de abastecimento em 2012, decorrente da quebra da safra norte-americana de milho e menor colheita no Sul do Brasil, a UBABEF apela ao governo.


- O setor ainda se recupera da tempestade do passado, e precisa de total atenção governamental para que o mesmo cenário não se repita - diz Turra.


Fonte: Estadão Conteúdo. 9 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja