• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Volume de chuva em Mato Grosso ainda não é ideal para plantio de lavouras de verão


Terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 09h13

A primeira de semana do mês outubro apresentou um comportamento típico para época do ano, que marca a transição climática, com o retorno gradual das chuvas para o Sudeste e o Centro-Oeste. Em Mato Grosso, maior produtor de soja do país, os volumes registrados ainda não representam o ideal esperado pelos produtores para dar condições de plantio das lavouras de verão.


A grande preocupação dos produtores de Mato Grosso, é que se a safra do milho atrasa agora, consequentemente, o plantio da safrinha também acontece mais tarde. De acordo com as previsões do tempo da Somar Meteorologia, vai voltar a chover de forma mais regular no final de outubro e decorrer de novembro.


Na última semana os maiores volumes de chuvas se concentraram entre o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. Mesmo assim, nas últimas 24 horas algumas cidades de Mato Grosso tiveram volumes significativos.


Foi o caso de Confresa, no nordeste do estado, onde choveu 45 milímetros, o que representa 30% da média climatológica. As cidades de Sorriso e Nova Ubiratã, localizadas no centro de Mato Grosso, também registraram de 20 a 30 milímetros, respectivamente.


No Rio Grande do Sul, a área de milho plantada já chega a 49%. O tempo mais firme dos últimos dias favoreceu as atividades de campo, situação que permanece ao longo desta semana. Só volta a chover no estado gaúcho no próximo domingo, dia 13, o que também é um fator positivo, afinal a cultura vai precisar desta umidade para o seu desenvolvimento, já que em novembro não há mais previsão de chuvas significativas.


De acordo com a Somar, para o Paraná, onde o tempo seguiu mais instável, os produtores já podem dar andamento às atividades de plantio do milho, que já chega a 46% das áreas semeadas.


A chuva dará uma trégua nesta semana, o que vai beneficiar também as atividades de colheita do trigo que já foi prejudicado pelo excesso de umidade e pelas geadas ao longo do seu desenvolvimento.


Fonte: Canal Rural. 7 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja