• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Poder de compra do criador de frango de São Paulo aumenta em setembro


Segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 09h29

Com as altas nos preços do frango vivo e as quedas nos do milho, a relação de troca entre os dois produtos registrou novo recorde nesta semana no estado de São Paulo, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-ESALQ/USP).


Na terça-feira, (24/9), o avicultor paulista conseguia adquirir 7,41 quilos do cereal com a venda de um quilo de frango vivo. No dia 30 de agosto, a mesma troca equivalia a 5,94 quilos do insumo por quilo do animal. Entre os dois dias, houve aumento de 24,7% no poder de compra do avicultor.


Em relação aos preços médios de setembro do animal vivo e da carne de frango no estado de São Paulo, os patamares são os maiores, tanto em termos nominais como reais, já atingidos para o mês da série histórica do CEPEA, iniciada em 2004.


Os aumentos registrados ao longo de setembro decorrem da menor oferta e da demanda aquecida. Segundo pesquisadores do CEPEA, os baixos patamares de preços do frango vivo no início deste ano, pressionados pela maior oferta e pela fraca demanda, especialmente externa, desestimularam os produtores, que reduziram o número de animais alojados. Nos últimos dias, porém, o movimento de alta perdeu força, refletindo o típico desaquecimento do consumo em fim de mês.


Fonte: Rural BR. 27 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja