• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ABCS prevê preços firmes e recuperação das vendas de suínos em 2014


Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 09h04

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser, prevê que o próximo ano seja semelhante a 2010, em termos de cenário para a suinocultura nacional. Ele participou nesta quinta, (26/9), do Lançamento do 16º Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo.


- Veremos preços firmes, com oferta e demanda ajustadas e aumento de vendas no mercado interno e no exterior. O ano de 2014 será muito próximo ao de 2010 e mais distante de 2012, que foi muito ruim - declarou.


Segundo ele, no ano passado, em virtude do alto custo de produção e da demanda aquém do esperado, os produtores diminuíram o volume de matrizes, o que implicou um mercado mais equilibrado neste ano. Em 2011, o alojamento mensal de matrizes superava 20 mil animais mês. Em 2012, ficaram em torno de 15 mil animais mensais. Já em 2013, somente no mês passado voltou as 20 mil matrizes mensais.


- Agora os suinocultores estão aumentando a produção, mas estão de olho na demanda. Por isso, há cautela em questão de oferta para o ano que vem - disse.


Coser afirmou que o atual cenário da suinocultura brasileira é positivo.


- A situação é de melhora nos preços pagos ao produtor e nas relações de troca com milho e soja. Esse movimento ocorre por causa de um aquecimento do consumo do varejo, do mercado doméstico, que consome 85% da produção - explicou. Em 2010, por exemplo, o produtor comprava 8 quilos de milho para 1 quilo de suíno (que é considerada uma relação ideal), com pico de 11 quilos de milho para 1kg de suíno.


- Em 2012, essa relação ficou em menos de 5 quilos. Agora volta ao normal, chegando aos níveis de 2010 - informou.


Segundo ele, os preços do suíno vivo, comercializado em integração (75% do mercado), estão, em média, a R$3 o quilo, e para os independentes, quase R$4 o quilo, considerados "bem melhores do que o ano passado".


- Indica um fim de ano bom, com cenário mais positivo em termos de grãos - completou.


O executivo acredita que, se for mantida a taxa de crescimento médio dos últimos cinco anos, a produção de carne suína alcançará 3,62 milhões de toneladas em 2014, alta de 3,7% ante 2012. No consumo per capita nacional, a entidade trabalha para incentivar a demanda interna para superar 15,6 quilos em 2012 para 18 quilos em 2015.


- Até porque as exportações não têm tido crescimento expressivo e o mercado interno precisa absorver o aumento de produção - destacou.


No próximo dia 2 de outubro, a ABCS, o Ministério da Agricultura, o SEBRAE Nacional e o Grupo Pão de Açúcar lançam a Semana Nacional de Carne Suína, que vai até o dia 16/10.


Fonte: Rural BR. 26 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja