• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Imea: competitividade dos EUA pode interferir em exportações de soja do Mato Grosso


Terça-feira, 24 de setembro de 2013 - 09h28

A competitividade maior dos Estados Unidos pode influenciar nas exportações do complexo soja de Mato Grosso. A avaliação foi feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) em boletim semanal divulgado no  dia 23/9.


Um ponto de preocupação é com um possível direcionamento da demanda chinesa por soja. "Para os próximos meses, com a entrada da nova safra 2013/2014 de soja norte-americana, a competitividade maior pode influenciar nas exportações de soja do Mato Grosso, sobretudo, com relação às vendas para a China, principal comprador mundial da oleaginosa", informa o IMEA.


A China foi o destino de 59% das exportações do complexo soja de Mato Grosso até o mês de agosto deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).


Na comparação entre julho e agosto, as compras de soja por parte dos chineses caíram 5,7%. Mesmo assim, a participação do grão nos embarques totais do complexo passou de 31,7% para 40,3%.


Mesmo com a concorrência americana, a expectativa do IMEA é de aumento nas vendas externas. "Para a safra 2013/14 as expectativas são de que o Brasil amplie suas exportações para 42,5 milhões de toneladas, segundo o USDA. Como Mato Grosso é o principal produtor do grão deve ampliar suas vendas ao exterior com a China sendo o grande responsável por essa ampliação".


Fonte: Globo Rural. 23 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja