• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Plantio da soja começa com chuvas isoladas no Centro-Oeste


Terça-feira, 24 de setembro de 2013 - 09h22

O vazio sanitário já terminou nos três estados do Centro-Oeste e, assim, o plantio da nova safra de soja já pode ser iniciado. Isso já vem sendo feito em algumas propriedades de Mato Grosso, uma vez que em algumas regiões já foram registradas chuvas acima de 60 milímetros, fazendo com que os solos apresentam certa umidade.


No Paraná a situação é muito semelhante. Em grande parte da região oeste, os solos apresentam certa umidade, ainda não ideal, mas suficiente para permitir a realização do plantio, mesmo que seja no pó. A previsão de chuvas generalizadas em toda a Região Centro-Sul do Brasil, com volumes de chuvas previstos para oscilarem entre 20 e 50 milímetros, contribuem com o início do plantio neste Estado.


O grande problema é que após a passagem desta frente fria, o tempo volta a ficar estável e sem previsão para chuvas generalizadas tanto no Paraná quanto em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dessa forma, plantios realizados após essas chuvas poderão sofrer impactos negativos, já que a próxima chuva generalizada deverá ocorrer somente após o dia 10 de outubro.


Até lá, deverão ocorrer apenas chuvas isoladas, de forma muito irregular. Dessa maneira, há grande possibilidade do produtor realizar o plantio e ficar mais de 15 dias sem nenhuma chuva na área plantada, o que levaria há uma redução no stand de plantio ou até mesmo uma falha total desse plantio.


Entretanto, as chuvas a partir de 20 de outubro deverão se normalizar e o regime de chuvas deverá se estabelecer sobre toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste, o regime de chuvas só estará favorável ao pleno plantio no início de novembro. Até lá, as chuvas ficarão apenas na forma de pancadas e bem localizadas.


Fonte: Somar Meteorologia. 23 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja