• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ABLV diz que Leite longa vida deve ter preço sustentado até final do ano


Terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 09h34

Os preços do leite longa vida deverão se manter sustentados até o final do ano, estima a Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV). Em agosto, o presidente da entidade, Claudio Teixeira, apontava uma tendência de queda para os preços.


Em uma nota divulgada pela Associação na segunda-feira (16/9), Nilson Muniz, diretor da ABLV, diz que o volume de leite ofertado continua insuficiente para alterar o cenário de custos da cadeia produtiva. A entidade afirma que fatores conjunturais e climáticos, que levaram a uma queda dos estoques da indústria e nos pontos de vendas, continuarão dando sustentação aos preços.


"O preço da matéria prima é o maior já registrado desde 2007", afirmou Muniz. Soma-se a isso a valorização do leite no mercado mundial, com preços superiores a US$5 mil a tonelada, quase o dobro do valor de 2012, quando a tonelada saía por US$2,8 mil, completou Muniz. Na virada do ano, a expectativa é de que aumente a oferta de leite cru - se as condições climáticas forem mais favoráveis - e os preços podem ficar mais fracos.


A ABLV ainda reiterou o crescimento de 4% no volume de leite longa vida vendido no ano de 2013. Considerando-se que o segmento apresentou números bastante positivos nos anos anteriores (6,7% em 2011 e 5,3% em 2012), e que a categoria tem uma penetração nos lares brasileiros de 88%, o desempenho esperado para 2013 é tido como altamente significativo, disse Muniz. Em 2012, foram comercializados 6,125 bilhões de litros.


O crescimento nas vendas se mantém alicerçado no aumento da renda média das famílias, na substituição do leite pasteurizado pelo Longa Vida (UHT), bem como pela migração contínua ao segmento de consumidores que deixam de usar o leite informal, cujo consumo vem caindo significativamente nos últimos anos.


Fonte: Agência Estado. 16 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja