• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministro da Agricultura confirma datas oficias para os leilões de contrato de opção do café


Terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 09h05

Com a venda da maior parte da produção já consolidada, os produtores de café ainda esperam uma reação nos preços com o pacote de medidas para a comercialização, finalmente com data para entrar em vigor. Na abertura da Semana Internacional do Café, comemorativa aos 50 anos da Organização Internacional do café (OIC), em Belo Horizonte, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade, confirmou as datas oficiais para os leilões de contrato de opção do grão.


O Espaço Café Brasil criado em 2006, pela primeira vez troca São Paulo por Belo Horizonte. Cerca de 110 marcas, que formam o complexo da cadeia do café, participam do evento.


O Brasil é o maior produtor de café do mundo e queremos que seja, queremos produzir,  queremos que o produtor tenha no mínimo a chance de ganhar conforme o manual de crédito rural tem que ter uma renda de 30%. O produtor mais uma vez vende a sua safra com prejuízo - diz o presidente Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas Gerais, Arnaldo Reis.


Andrade confirmou as datas oficiais para os três leilões de contrato de opção ao preço de R$343 a saca para entrega em março 2014. 


Na sexta-feira, dia 13, vai acontecer o primeiro leilão de um milhão de sacas de café e no dia 20, sete dias após outro leilão de mais um milhão, e no dia 27, mais um leilão. Além dos recursos que serão colocados á disposição dos nossos produtores e da nossa indústria, cooperativas, assim, finalizando um total de R$5,8 bilhões - disse.


Delegações de mais de 70 países participam da comemoração dos 50 anos da Organização Internacional do Café.


O ministro da Agricultura da Angola, Afonso Pedro Canga, veio ao Brasil para conhecer melhor a tecnologia do país na produção de café. O país, que na década de 70 estava entre os 3 maiores produtores do mundo, agora sente a dificuldade de recuperar o tempo perdido.


Naturalmente são dificuldades relacionadas com uma exploração que ficou abandonada durante algum tempo, é preciso renovar as plantações e é preciso reordenar as fazendas. Além de conceder apoios financiamentos, também é preciso recuperar a tecnologia para que a produção possa ser competitiva no mercado internacional - disse Canga.


A reunião de número 111 da OIC pode fazer história no Brasil. O presidente é o brasileiro Robério Silva. A entidade criada no pós-guerra para promover a produção e conciliar os preços, está mais aberta para o diálogo. Hoje, responde por 97% da produção mundial e 80% do consumo. A grande reivindicação do Brasil é por mais transparência nas estatísticas dos países produtores.


O Brasil é absolutamente transparente, sempre fornece dados para o mundo inteiro das safras e dá condução dos estoques. O que não acontece com países como Vietnã ou outros que nunca ficamos sabendo como está a safra - disse o presidente FAEMG, Roberto Simões.


Fonte: Canal Rural. 9 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja