• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços agrícolas encerram em alta de 1,26% em agosto em São Paulo


Segunda-feira, 9 de setembro de 2013 - 09h43

O IqPR - Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela agropecuária paulista terminou  agosto em alta de 1,26%, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


Conforme a pesquisa, os produtos que tiveram as maiores altas no período foram: carne suína (18,6%), carne de frango (13,2%), leite C (10,0%), banana nanica (9,8%), laranja para indústria (9,4%), leite B (8,4%) e trigo (7,5%). Outros produtos tiveram alta mais moderada: arroz (3,9%), algodão (1,5%), ovos (0,9%), amendoim (0,7%), carne bovina (0,3%), café (0,1%) e cana-de-açúcar (0,1%).


As altas das carnes suína e de frango refletem a menor oferta dos produtos, o aumento nas exportações e a maior demanda doméstica, de acordo com os pesquisadores do IEA.  No caso do leite, a alta é decorrente da baixa qualidade das pastagens que reduziu a oferta e da valorização das cotações do leite em pó no mercado internacional.


A pesquisa mostrou que os produtos que tiveram as maiores quedas foram: tomate de mesa (17,4%), feijão (15,0%), batata (10,6%) e milho (6,7%).  Já a soja caiu 3,5% e a laranja para mesa, 0,9%. Segundo o IEA, o recuo no preço do tomate se deve à maior oferta do produto em Campinas, que nesta época do ano é a principal região produtora do estado de São Paulo. 


Já a cotação do feijão foi pressionada pela maior oferta em função da colheita da safra da seca.


Fonte: Valor Econômico. Por Alda do Amaral Rocha. 6 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja