• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Kulal: 20 anos do Nelore com maior volume de herdeiros provados no mundo


Sexta-feira, 6 de setembro de 2013 - 18h10

A Agropecuária Jacarezinho comemora nesta sexta-feira (6/9) os 20 anos do touro AJ Kulal, o Nelore com maior número de herdeiros provados no mundo. Nascido em 6 de setembro de 1993, Kulal é um reprodutor cuja história de sucesso se alinha às avaliações genéticas implantadas aos rebanhos para a produção de carne no Brasil. Ao longo dos anos superou a marca de 250 mil doses de sêmen vendidas, com mais de 21 mil filhos avaliados ao desmame. Nesses 20 anos de história arrecadou mais de R$ 30 mi com a venda de sua genética aos rebanhos de todo o Brasil.


Kulal apresenta durante sua vida números que impressionam: são 21.455 filhos avaliados ao desmame em 107 rebanhos, com 16.146 deles provados ao sobreano em 94 rebanhos. No total, ele tem 122 filhos e 38 netos avaliados em teste de progênie. Dos 45 touros Decas 1, 2 e 3 para IPP (idade ao primeiro parto) do Sumário Aliança, 1/3 são descendentes de Kulal, sendo que 85% destes são filhos diretos do reprodutor.


Absoluto em diferentes sumários de avaliação genética utilizados em programas de melhoramento no país, Kulal, da linhagem de Akasamu, foi por seis anos líder do Sumário Aliança, de 1999 a 2004. Na safra de 35 touros jovens da Conexão Delta G nascidos em 2010, 28 têm genealogia influenciada por ele.


No Sumário 2012 da CFM, o primeiro colocado para prenhez precoce é progênie de Kulal, assim como no Sumário Qualittas seu filho é o primeiro em perímetro escrotal.


"É inegável a grande contribuição de Kulal para a pecuária nacional. Temos orgulho de ter administrado com muito empenho o que o Kulal pôde nos oferecer com sua genética em todos esses anos", ressalta Ian Hill, gerente geral da Agropecuária Jacarezinho.


Para Hill, a presença de Kulal na liderança dos Programas de Melhoramento é constante e inegável. "Kulal mostra por resultados numéricos qualidades que o identificam como um dos maiores genearcas de rebanhos de corte no Brasil. É inquestionável em comparações de precocidade e fertilidade de fêmeas, musculatura, precocidade e fertilidade dos machos. Sem dúvida contribui na utilização em rebanhos Nelore PO e LA, que visam maior produtividade. Kulal é um touro a ser superado", assinala Hill.


O pecuarista que estiver presente no 24º Leilão de Touros da Agropecuária Jacarezinho, no dia 26 de setembro, a partir das 14h, em Araçatuba (SP) terá a oportunidade de adquirir doses de sêmen do super reprodutor à venda no local. Serão ao todo 500 doses disponibilizadas ao longo do evento. 


Fonte: Agropecuária Jacarezinho. 6 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja