• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

VBP da pecuária de corte em MS deve ser recorde


Terça-feira, 3 de setembro de 2013 - 08h56

O Valor Bruto de Produção (VBP) da pecuária de corte em Mato Grosso do Sul deverá ser recorde neste ano, segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul). O VBP, medido pela multiplicação do volume produzido e o preço do boi gordo, deve atingir R$5,45 bilhões, alta de 4,8% ante a de R$5,2 bilhões de 2012.


A Federação alerta que o VPB representa o desempenho do setor para a economia local e não necessariamente o aumento da rentabilidade do produtor, que ainda está comprometida pelos custos de produção.


De acordo com a assessora técnica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, em nota, a projeção da entidade está mais relacionada à elevação dos preços do boi gordo do que o incremento da produção. "Em 2013, a produção de carne bovina do estado permaneceu praticamente a mesma, já o valor do boi gordo subiu de forma significativa entre 2012 e 2013, com incremento de 3,8%", afirma Adriana.


Porém, de janeiro a julho deste ano, o volume de abate de bovinos atingiu 2,4 milhões de cabeças, com elevação de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os abates atingiram 2,2 milhões de cabeças.


Fonte: Agência Estado. 2 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja