• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Setembro inicia com previsão de calor no Norte e Nordeste


Sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 09h00

Sudeste


Nesta sexta-feira (30/8), há previsão de chuva apenas no nordeste de Minas Gerais, em geral de forma fraca e com baixo acumulado. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos sobre boa parte da região.


No sábado, o tempo seco predomina em praticamente todo o Sudeste. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, a previsão é de calor e tempo abafado. Além disso, segue o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. Na próxima terça, áreas de instabilidade avançam do Sul e voltam a provocar chuvas isoladas no leste de São Paulo. Além disso, um novo declínio da temperatura deve ocorrer entre 4 e 9 de setembro ao longo do leste do Sudeste.


Sul


Na sexta, as temperaturas entram em elevação e volta a fazer calor na região. Não há previsão de chuva.


No sábado, o tempo firme predomina em boa parte da região Sul devido à presença de uma massa de ar seco. As temperaturas entram em elevação ao longo do dia, aumentando a sensação de abafamento. No fim do dia, a nebulosidade aumenta no sul e na Campanha gaúcha por conta da presença de áreas de instabilidade. Assim, ocorrem pancadas isoladas de chuva.


No fim de semana, áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva isoladas. Um novo declínio da temperatura deve ocorrer entre 2 e 8 de setembro.


Centro-oeste


Na sexta, o tempo fica firme e ensolarado sobre boa parte do Brasil Central. Na metade norte do Centro-Oeste, a tarde fica abafada. Nesta área, os índices de umidade relativa ainda seguem baixos.


A massa de ar seco mantém o tempo firme em todo o Centro-Oeste ao longo do sábado e não há previsão de chuva. A meteorologia alerta para baixa umidade relativa do ar, principalmente em Mato Grosso, com índices até mesmo abaixo de 15% à tarde, deixando diversos municípios em estado de Alerta.


Em relação às temperaturas, o calor segue intenso, principalmente entre o norte e a faixa leste do Estado. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul as temperaturas ficam mais amenas. Nos próximos dias, há o retorno do calor, prosseguindo até 9 de setembro na maior parte da região.


Nordeste


Nesta sexta, a previsão é de mais um dia de tempo seco e ensolarado na maior parte da região. No entanto, seguem ocorrendo pancadas de chuvas sobre a faixa entre o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte. À tarde, as temperaturas se elevam ainda mais e o calor ganha força sobre boa parte do Nordeste.


No sábado, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva ao longo da faixa leste nordestina por conta da presença da frente fria ao longo da costa. Apenas no interior o tempo seco segue predominando e a umidade relativa do ar fica baixa à tarde. Chove fraco entre o norte do Maranhão, Piauí e do Ceará entre a tarde e a noite. Além disso, o calor segue predominando, principalmente no sertão nordestino. Por conta das chuvas, apenas na faixa leste as máximas ficam mais amenas.


Nos próximos dias, a temperatura volta a subir com tendência de calor em todo o Nordeste entre 3 e 5 de setembro.


Norte


Na sexta, as condições de tempo praticamente não mudam e as pancadas de chuva associadas ao calor e a umidade seguem concentradas mais a oeste e norte da região. Apesar da previsão de chuva para estes locais, o tempo mais seco ainda predomina na maior parte do Norte do Brasil.


Em geral, não há potencial para chuvas fortes e temporais. Nas demais áreas da região, o tempo continua seco e abafado. Assim, as temperaturas disparam ao longo do dia, aumentando muito a sensação de calor. Além disso, a umidade relativa do ar atinge níveis críticos durante a tarde de sábado. Nos próximos dias, o calor retorna para toda a região, prosseguindo até, pelo menos, 9 de setembro.


Fonte: Somar Meteorologia. 29 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja