• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice de Preços ao Produtor sobre menos em julho


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 17h35

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 1,2% em julho, após avançar 1,3% no mês anterior, mas apesar da desaceleração, a grande maioria das atividades pesquisas registrou alta, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (29/8).


O IBGE revisou ligeiramente o dado de junho após anunciar anteriormente alta de 1,3%.


Em julho, 18 das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE.


As maiores variações positivas na comparação mensal ocorreram nos preços de outros produtos químicos (2,7%), fumo (2,6%), alimentos (2,6%) e produtos de metal (2,2%).


Já as maiores influências vieram de alimentos (0,5 ponto percentual), outros produtos químicos (0,30ponto), refino de petróleo e produtos de álcool (0,1 ponto) e produtos de metal (0,06 ponto).


No acumulado em 12 meses até julho, por sua vez, o IPP apresentou alta de 4,96 por cento, ante 4,24 em junho. Neste caso, as maiores variações ocorreram em fumo (11,7%), outros produtos químicos (10,5%), papel e celulose (10,3%) e têxtil (6,9%).


Os principais impactos de alta vieram de outros produtos químicos (1,1 ponto percentual), alimentos (0,7 ponto), refino de petróleo e produtos de álcool (0,6 ponto) e metalurgia (0,5 ponto).


O IPP mede os preços "na porta das fábricas" e não inclui os custos com frete e impostos que influenciam os preços ao consumidor.


Diante de um cenário de inflação ainda elevada, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central decidiu na véspera elevar a taxa básica de juros Selic em 0,50 ponto percentual, para 9 por cento ao ano, indicando que deve manter o atual ritmo de aperto monetário para conter a inflação.


Um dos principais motivos de preocupação é a alta recente do dólar e seu potencial impacto sobre a inflação. Tanto que o BC anunciou um programa de leilões cambiais diários com o objetivo de "prover hedge cambial aos agentes econômicos e liquidez ao mercado".


Fonte: Reuters. Por Camila Moreira. 29 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja