• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Indústria de frango do Brasil vê perda de competitividade


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 17h34

A indústria de frango do Brasil, o maior exportador desse tipo de carne e um dos países com menor custo de produção, registrou uma perda de sua competitividade nos últimos anos e vê riscos ter suas vantagens competitivas serem reduzidas ainda mais, caso o país não resolva questões de infraestrutura e diminua a burocracia.


"O país continua competitivo, mas não é mais o player de menor custo da cadeia avícola global", disse nesta quarta-feira (28/8) o vice-presidente de Finanças, Administração e Relações com Investidores da BRF, Leopoldo Saboya.


O executivo da empresa que lidera a produção de aves no país disse durante evento do setor em São Paulo que o Brasil ainda se mantém competitivo frente aos concorrentes, mas registra maiores custos de produção, sobretudo com mão de obra nos últimos anos.


Ele considera que existe um "empate técnico" em custo entre os três grandes produtores, Brasil, Argentina e Estados Unidos, ressalvando que os brasileiros ainda contam com algumas vantagens que ajudam a sustentar sua liderança, como a crescente produção de grãos, um sistema de produção integrado e um grande mercado interno.


"Os problemas que o Brasil passa, refletem as dores do crescimento, o país está se desenvolvendo, mas neste processo o país pode perder competitividade", alertou Saboya, lembrando que o custo de mão de obra no Brasil tem crescido muito, enquanto a produtividade industrial permanece baixa, em comparação a países desenvolvidos ou mesmo a outros emergentes nos últimos anos.


Ele ponderou que, apesar de competitivos, os concorrentes como Tailândia, Argentina e Ucrânia, ainda contam com baixos volumes de exportação frente ao Brasil.


O Brasil chegou a ter 40% de fatia no mercado global de carne de frango em 2005, em meio a um cenário favorecido por câmbio e mão de obra mais barata, mas desde então perdeu participação por custos crescentes.


Estudo recente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) aponta que a participação do Brasil no mercado internacional caiu para 37% em 2012, com o país sendo seguido de perto pelos Estados Unidos no ranking dos exportadores.


Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 28 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja