• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agronegócio brasileiro tem de superar gargalo logístico, diz CNA


Quarta-feira, 28 de agosto de 2013 - 08h47

Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), disse ontem (27/8), que os próximos passos do agronegócio brasileiro devem ser direcionados para superar o gargalo logístico. Ela discursou na abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV) e 23º Congresso Brasileiro de Avicultura, promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF).


Segundo ela, o agronegócio nacional passou por um "duro" período, modificando a legislação brasileira do Código Florestal; conquistou a marca de R$700 milhões em seguro agrícola e agora precisa pensar nos próximos passos para avançar e conquistar mais relevância nacional e mundial. "E, agora, quais são os próximos passos? Primeiro seria a logística", disse.


Kátia Abreu citou que o Brasil tem 57% de toda a produção de soja e milho acima do paralelo 16, o que sugere que o caminho mais rápido para exportação está na parte norte do país. "Só que dessa produção, apenas 14% é escoada pelos portos do Norte do país. Mas temos luz no fim do túnel", declarou.


Ela ressaltou que o governo está com planos de ampliar estradas e melhorar portos. "Nós (CNA) acreditamos que será um sucesso não de um governo, não de uma presidente, mas do agronegócio como um todo", completou.


Kátia Abreu comentou, ainda, que um outro ponto de atenção é a defesa agropecuária. "Não somos mais experimentais. Não precisamos tratar de forma improvisada, mas de modo que se tenha um planejamento. Para que os outros países tenham confiança", declarou, citando a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que é um projeto da CNA em parceria com o Ministério da Agricultura.


Fonte: Estadão Conteúdo. 27 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja