• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Diplomatas de oito países farão uma imersão na produção agrícola brasileira


Terça-feira, 27 de agosto de 2013 - 08h57

Foi aberto oficialmente nesta segunda, dia 26, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, e pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira, o V Programa de Imersão do Agronegócio Brasileiro. Diplomatas de oito países - Filipinas, Indonésia, Tailândia, Índia, Canadá, Moçambique, México e Nova Zelândia, incluindo as embaixadoras do México e das Filipinas - participam do evento promovido pelo MAPA.


Em sua saudação, Antônio Andrade lembrou o momento como uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as características do setor produtivo no país.


- Nesses dias, os diplomatas visitarão indústrias, frigoríficos, produções de vinho e a Expointer. Com isso, poderão confirmar a qualidade dos nossos produtos agropecuários, tanto no mercado interno como no externo, bem como o rigor da nossa fiscalização. Além disso, priorizamos uma produção sustentável e a preservação do meio ambiente. Queremos que os nossos consumidores sejam aqueles que possam falar bem da realidade dos nossos produtos - explicou.


Durante os quatro primeiros dias, entre 26 a 29 de agosto, os diplomatas estrangeiros visitarão uma usina de cana-de-açúcar, uma unidade de processamento de carne de frango e duas vinículas, nas cidades de Cosmópolis (SP), Chapecó (SC), e Bento Gonçalves. Além de divulgar a excelência do setor, incluindo as boas práticas produtivas, manejo sustentável da agroindústria e controle sanitário, o evento é uma forma de proporcionar o estreitamento das relações entre o Ministério da Agricultura e os representantes das delegações estrangeiras.


O encerramento da atividade ocorrerá, no dia 30, durante a 36ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer), em Esteio (RS). Na feira, o grupo conhecerá o pavilhão de gado de corte, o leiteiro e o de equinos, além do setor destinado a Máquinas e Implementos Agrícolas.


A embaixadora das Filipinas no Brasil, Eva Betita, ressaltou a importância do evento e disse que a agricultura brasileira serve de modelo para as Filipinas.


- Queremos desenvolver a nossa agricultura e o Brasil pode nos ensinar como melhorar. Em 2010, importamos búfalos do Brasil e com isso aumentamos a nossa produção de leite e de queijo. A idéia é estreitar cada vez mais esse comércio - frisou.


De acordo com Junqueira, o programa de imersão contribuirá para que os diplomatas se familiarizem com o agronegócio e conheçam os controles oficiais que garantem a qualidade do produto agrícola.


- Atualizar e ampliar o entendimento sobre o setor agropecuário é fundamental para dinamizar as relações comerciais do Brasil no exterior - enfatizou.


O secretário disse ainda que a troca de informações entre os participantes, técnicos do MAPA e representantes do setor privado é essencial, pois além de gerar o conhecimento sobre o setor, também facilita o encaminhamento das questões do agro no mercado internacional.


Fonte: MAPA. 26 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja