• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Agronegócio criou quase metade dos empregos no 1º semestre


Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 09h16

O setor do agronegócio bateu recorde de produção nos seis primeiros meses deste ano, alcançando US$49,57 bilhões, e é responsável por cerca de metade dos postos de trabalho criados no país, indicam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.


A tendência de aquecimento se estende a diversas áreas do agronegócio que, segundo a Sociedade Nacional de Agricultura têm apresentado saltos de produtividade e mostrado peso na balança comercial brasileira, com recordes consecutivos nas vendas internacionais.


Foi divulgada a conquista de um novo marco histórico nas exportações, com a superação dos US$100 bilhões anuais. O que indica também aquecimento no mercado de trabalho e aumento na demanda por profissionais qualificados, que ajudem a reduzir o tempo de execução, aumentem a qualidade do produto e reduzam custos.


Antônio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), explica que hoje o agronegócio exige profissionais que sejam capazes de acompanhar produção, cotações e o controle de estoques. "O déficit existe em todas as áreas, porque o mercado agrícola evoluiu muito e se tornou cada vez mais sofisticado", afirmou.


Profissões mais ligadas ao agronegócio ainda são as que têm maior mercado de atuação. Segundo Alvarenga, "a tendência é buscar profissionais qualificados em áreas relacionadas à criação de animais, em especial veterinários e zootecnistas, além da gestão de empresas".


De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a renda agrícola deve crescer 23,8% este ano. A maior parte ligada à produção de grãos. E para a SNA a tendência é que seja ainda maior nos próximos anos.


Para Alvarenga, "o Brasil é um dos poucos países do mundo com todos os predicativos necessários para expandir a produção agropecuária, como terra cultivável, clima diversificado, água abundante, tecnologia e força de trabalho".


Fonte: Exame. 22 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja