• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Especialistas discutem problemas da movimentação de grãos entre os estados


Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 08h50

Especialistas discutiram o valor do agronegócio brasileiro na 36ª Expointer, agregação de valor, commodities e ascensão a outros mercados internacionais, tendo como pano de fundo a expectativa de que a produção de grãos deve chegar aos 186 milhões de toneladas na safra 2013/2014.


O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, apontou alguns avanços e gargalos do setor. De um lado, destacou o investimento do governo Federal em armazenagem, cujos créditos para financiamento chegam a R$25 bilhões. De outro, retratou a situação que ocorre no Rio Grande do Sul, com as culturas do milho e da soja e que precisa ser resolvida.


Segundo ele, dos 2,7 milhões de toneladas de soja produzidos no estado, apenas 300 mil ficam para o consumo interno. O restante é exportado para outros estados. Aparentemente, não pareceria um processo tão estranho se o que falta para suprir a demanda não fosse importado, e com ICMS.


- Compromete as cadeias que precisam de grãos, como a de aves, por exemplo - falou o secretário.


Na questão do milho não é diferente, 2 milhões de toneladas, praticamente tudo vai embora do estado. No momento em que começa a faltar, importa-se do Centro-Oeste.


- Além de medida burra, ataca diretamente a questão da infraestrutura de escoamento. Não tem sentido ter que enfileirar 70 mil carretas, que dá a distância daqui a São Paulo, para trazer o mesmo produto produzido aqui e com imposto sobre ele - disse Mainardi.


Para Antônio Domingos Padula, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que trabalha com pesquisas nas áreas de Competitividade Industrial, Estratégia Tecnológica e Agronegócios, 70% do agronegócio está fora da porteira. Ainda existe a falta de informação ou informações equivocadas sobre o que representa a cadeia, segundo o pesquisador. Embora o Brasil continue a ser celeiro de grãos do mundo, ele diz que "não dá pra seguir indo pra fora do país de forma mercantilista". O mercado internacional não serve apenas para vender, afirma.


- Precisamos participar do processo de consumo e da economia dos outros países - disse Padula.


Na opinião do professor, há empresas globais tão aculturadas em outros países, inclusive no Brasil, que a população consome seus produtos e acham que são brasileiros. Como exemplo, cita a Brazil Foods, a Bunge, dentre outras. A palestra, promovida pela Federasul e Jornal Zero Hora, foi realizada na sede da RBS, na Expointer.


Fonte: Rural BR. 25 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja