• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Soja supera a laranja em exportações e assume a liderança em Araraquara


Sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 09h08

A soja desbancou a laranja e assumiu a liderança nas exportações feitas por Araraquara (SP), no primeiro semestre deste ano, segundo o Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio. Pela primeira vez na história da cidade, a soja triturada respondeu por 47% da carteira exportada, enquanto que a laranja, que sempre foi líder, representou 45%.


A comercialização da soja no período representou 435 milhões de dólares. É quase a metade de todo o valor gerado com as vendas do município para o exterior. Na cidade, não há tradição no cultivo de soja. A explicação para os números está no investimento em logística, feito com a implantação de um terminal intermodal na cidade.


O container com a soja é carregado em Ipameri (GO) e percorre 530 quilômetros pela rodovia até Araraquara, onde é feito o transbordo para as plataformas. Em seguida, inicia-se o trânsito ferroviário para escoamento até o porto de Santos (SP).


O terminal intermodal da cidade recebe, em média, 200 containers por mês, sendo 5 mil toneladas de soja. Como o produto passa pela cidade, ele é incluído na balança comercial, que atingiu recordes de exportações. O resultado das vendas nos primeiros seis meses desse ano já representa 83% de todo o valor de exportações em 2012.


Benefícios


O professor do departamento de engenharia de produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luiz Fernando Paulillo explicou que a criação de armazéns para escoamento gera arrecadação de impostos para o município. "É o chamado imposto sobre serviços de qualquer natureza e não especificamente o imposto sobre a transformação industrial. Então essa é a nova colaboração e muitas cidades investem nesse tipo de expansão", disse.


Segundo o professor, esse tipo de economia na região passa por uma transformação e o setor de serviços, incluindo a logística, está na prioridade dos investimentos. "Há uma substituição de atividades industriais por esses serviços. Como por exemplo em Araraquara, onde uma empresa de comércio de soja triturada acaba colaborando mais na geração de valor de renda do município do que uma empresa que processa suco de laranja", afirmou.


Fonte: Globo Rural. 22 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja