• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estudo vai mapear 30 milhões de hectares com potencial para irrigação no Brasil


Quinta-feira, 22 de agosto de 2013 - 09h06

Um estudo coordenado pela Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR), do Ministério da Integração Nacional, vai mapear cerca de 30 milhões de hectares com potencial para irrigação no Brasil. O estudo Tendências e Oportunidades da Agricultura Irrigada no Brasil já mapeou áreas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é de que Ceará, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco sejam os próximos a receberem a visita dos técnicos.


- Em parceria com os estados, ouvimos as instituições, fazemos o diagnóstico da bacia e criamos um formulário. Ou seja, colhemos um conjunto de informações que nos permitem realizar um planejamento na bacia - explicou o secretário de Irrigação, Miguel Ivan.


Segundo ele, um dos ganhos dessa estratégia é fazer o acerto com a sociedade. Agora, quem define a política do governo federal é a população, diz. O estudo servirá de base para o Plano Diretor Nacional de Irrigação, que apontará indicadores, metas e prioridades para a agricultura irrigada.


O Ministério da Integração cita dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2006, que aponta potencial para o uso da agricultura irrigada por região. O Norte possui 14,6 milhões de hectares em condições para desenvolver atividades agropecuárias com a utilização de técnicas de irrigação. No Centro-Oeste são 4,9 milhões de hectares disponíveis; no Sul são 4,5 milhões; no Sudeste 4,2 milhões - Sudeste; e no Nordeste são 1,3 milhão de hectares.


Fonte: Estadão Conteúdo. 21 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja