• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Após geadas em MS, BIOSUL revisa projeção de safra de cana


Terça-feira, 20 de agosto de 2013 - 09h11

A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (BIOSUL) revisou para baixo sua projeção para a safra 2013/2014 de cana-de-açúcar no estado após as chuvas e geadas em áreas produtoras na segunda quinzena de julho. Agora, estima-se uma moagem de 40,1 milhões de toneladas, 4 milhões de toneladas (9%) menos que as 44,1 milhões de toneladas previstas no início do ciclo. Quanto ao nível de sacarose, a perda é de 10kg por tonelada de cana. Já em valor, o prejuízo estimado é de R$600 milhões (-17%).


Se confirmadas as 40,1 milhões de toneladas, a atual safra ainda será 7,5% maior que a de 2012/2013, quando o estado moeu 37,29 milhões de toneladas.


De acordo com o presidente da BIOSUL, Roberto Hollanda Filho, 100 mil hectares de plantações foram prejudicados. "Quando ocorrem geadas, as usinas precisam mudar todo o plano de colheita e ir a campo o quanto antes para tirar essa cana, ainda que a planta não esteja no estágio ideal para corte. Acontece que, neste ano, a área afetada foi muito grande", explica. O estado, quinto maior produtor do país, tem 650 mil hectares de canaviais para corte.


A BIOSUL também já se mostra preocupada com a próxima safra. Isso porque as geadas prejudicaram a brotação em áreas já colhidas. Nesses locais será necessário plantar novas mudas, o que deve atrasar o cronograma da próxima temporada, alerta a associação.


Açúcar e etanol


Segundo Hollanda Filho, a BIOSUL ainda não tem dados suficientes para revisar as projeções de produção de açúcar e etanol na safra. Até o início de setembro, a associação deve divulgar um novo levantamento contendo esses números e englobando o impacto das geadas que atingiram o estado também na semana passada, diz.


Em abril, a BIOSUL estimava produções de açúcar de 2,19 milhões de toneladas (+26,1% ante a safra anterior) e de etanol de 2,35 bilhões de litros (+22,8%), com mix de 66% da oferta de cana para a fabricação do biocombustível.


Fonte: Estadão Conteúdo. 19 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja