• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

6ª INTERCONF debaterá a Sanidade e Segurança Alimentar na Produção de Carne no Brasil


Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 - 11h23

A 6ª INTERCONF - 6ª Conferência Internacional dos Confinadores reunirá em quatro dias de evento na Capital de Goiás, um seleto grupo formador de opinião e de massa crítica entre renomados palestrantes, pesquisadores, confinadores  e lideranças da cadeia produtiva da carne.


A Conferência chega a sua sexta edição e traz programação repleta de novidades e totalmente reformatada em seu conteúdo de plenárias, entre os quais, o painel Segurança Alimentar e de Acesso aos Mercados que destacará a "Sanidade e Segurança Alimentar na Produção de Carne no Brasil".


Este assunto será debatido na terça-feira (10 de setembro) no primeiro bloco do painel temático pelo Dr. Iveraldo Dutra, professor titular na Faculdade de Veterinária da UNESP de Araçatuba (SP) e com doutorado em Medicina Veterinária na Universität Justus-Liebig, Giessen, Alemanha.


Atualmente o professor coordena o projeto Boas Práticas Pecuárias na bovinocultura, com controle de risco à saúde animal, saúde coletiva e meio ambiente. Esta primeira parte também contará com a presença de Marcelo Ribeiro, pecuarista e diretor da FIP Global, que destacará a Integração Total da Produção - do pasto ao prato.


Conforme Dutra, o continente europeu é uma referência mundial em exigências relacionadas à segurança alimentar, da mesma forma que é pródigo em episódios que colocam em risco a credibilidade das cadeias produtivas de proteína animal, por exemplo, a série de escândalos envolvendo a cadeia produtiva, como a que aconteceu com a descoberta de carne de cavalo misturada a carne bovina fornecida por frigoríficos europeus.


"A maioria dos escândalos surgidos na Europa não teve como origem as propriedades rurais, que foram vítimas de outros segmentos da cadeia produtiva e das repercussões negativas que invariavelmente esses episódios provocam nos consumidores. Não há dúvidas de que todos perdem, mas os maiores prejudicados são os produtores rurais", interpreta Dutra.


E como lição, o palestrante frisa que tais episódios na cadeia produtiva europeia, deveriam provocar no Brasil, reflexões e ações propositivas mais efetivas na pecuária. No entanto, a velocidade com que isto ocorre por aqui não corresponde à magnitude do papel que assumimos na produção mundial de alimentos.


"Temos enormes virtudes nos nossos sistemas de produção animal, uma indústria e varejo à altura dos mercados e consumidores mais exigentes, somos competitivos e aceitamos desafios. Um dos nossos passivos é o sistema de comercialização, com diálogo pouco efetivo entre a indústria e os produtores. Com isso, a percepção dos produtores e de diversos segmentos da cadeia produtiva não acompanha as demandas da segurança alimentar", lamenta.


Por isso, ao analisar este cenário, Dr. Dutra defenderá em sua palestra que justamente as boas práticas comerciais devem caminhar paralelamente com as boas práticas pecuárias. Como defende que simplificar o processo por meio de uma comunicação eficiente e modernizar as instituições e ações oficiais também são medidas necessárias.


De acordo com ele, diversos países desenvolvidos criaram centros de excelência que empregam o fundamento científico na identificação dos riscos, com benefícios de todos e que promovem a saúde animal, coletiva e o meio ambiente. "Essas mudanças deveriam ocorrer também por aqui, promovendo-se a mitigação de riscos de várias naturezas, evitando-se assim prejuízos e desgastes", defende.


Minicursos - A programação da 6ª INTERCONF que acontece entre os dias 09 a 12 de setembro, no Oliveira s Place, em Goiânia (GO) foi totalmente revitalizada e este ano contará com um dia adicional de atividades com o primeiro dia dedicado especificamente para minicursos.


O ciclo de minicursos é composto pelos seguintes temas: Sanidade na produção de bovinos; Bem-estar animal e Manejo Racional; Nutrição de bovinos de corte em confinamento; Manejo, reforma e recuperação de pastagens; Produção de bezerros e recria eficiente a pasto; Tecnologias de produção e; Produção de silagem.


A 6ª INTERCONF reúne praticamente todos os segmentos da cadeia produtiva e esta é uma excelente oportunidade para se discutir as tendências, as inovações e os cenários do mercado brasileiro e mundial da carne bovina com a participação de confinadores de todos os perfil (pequeno, médio e grande) do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos e da Europa.


Saiba a programação completa da 6ª INTERCONF ou faça a sua inscrição online por intermédio do endereço eletrônico www.interconf.org.br


Evento: 6ª Conferência Internacional de Confinadores (INTERCONF 2013)


Data: Dias 09 a 12 de setembro


Local: Centro de Eventos Oliveira s Place, em Goiânia (GO)


Fonte: Assocon. 19 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja