• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita de café no Brasil avança com tempo seco


Quarta-feira, 14 de agosto de 2013 - 09h03

A colheita de café do Brasil da safra 2013/14 avançou recentemente e já se aproxima de 70 por cento da área total nas principais regiões produtoras do Sudeste do país, afirmou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.


Ele disse ainda que uma nova massa de ar polar irá avançar para a região Sul do Brasil, levando ao declínio acentuado das temperaturas. A possibilidade de geada, no entanto, está restrita ao Sul, e não há risco para os cafezais de São Paulo e Minas Gerais, importantes estados produtores.


"Os últimos dias foram bastante favoráveis aos trabalhos de colheita do café em praticamente todas as regiões produtoras do Sudeste, com isso houve um bom avanço nos percentuais de lavouras colhidas...", disse o especialista.


Segundo ele, em Minas Gerais, que produz mais da metade do café do país, o maior produtor mundial da commodity, a colheita já foi realizada em quase 70 por cento dos cafezais.


No Cerrado e no Triângulo Mineiro, a colheita está mais adiantada do que no Sul de Minas.


Em São Paulo, o índice de colheita também é semelhante ao de Minas Gerais.


"Com relação aos índices de produtividade, esses continuam acima da média para um ano de bianualidade baixa em praticamente todas as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo", disse Santos.


"Apenas no Paraná, por causa das geadas de julho, esses índices estão bem mais baixos, mas as grandes perdas serão mesmo para a próxima safra, já que muitos dos cafezais atingidos pelas geadas não irão dar florada e consequentemente frutos...", afirmou.


O Paraná é o quinto Estado produtor de café do Brasil, com uma colheita pequena perto do total do país.


O agrometeorologista citou que a qualidade dos grãos está "muito aquém do ideal" em função de chuvas que afetaram a maturação dos grãos em algumas regiões.


A Somar prevê que nesta semana uma nova frente fria deverá avançar sobre as regiões cafeeiras do Sudeste, causando chuvas de fraca intensidade e de curta duração, provocando a paralisação das atividades de colheita e até mesmo a secagem dos grãos em terreiros.


Segundo a Somar, a nova massa de ar polar irá avançar sobre a região Sul do Brasil, levando ao declínio acentuado das temperaturas.


"Com isso há risco para novas formações de geadas no Sul do Brasil, mas como da última grande massa de ar polar, essa novamente não chegará às regiões cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, e com isso os cafezais desses estados não correm o risco de quebras por causa das baixas temperaturas", disse o especialista.


Fonte: Reuters. Por Roberto Samora. 13 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja