• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços mundiais dos alimentos caem pelo 3º mês consecutivo, aponta FAO


Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 08h22

Os preços mundiais dos alimentos caíram 2% em julho, na comparação com junho, informou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Foi o terceiro mês consecutivo de queda, favorecido pela baixa nos preços internacionais de cereais, do açúcar refinado e do óleo de palma.


O índice de preços dos alimentos da FAO, que mede a variação mensal das cotações internacionais de uma cesta de commodities, registrou uma média de 205,9 pontos em julho, quase 4 pontos, ou 2%, a menos que no mês anterior.


O índice de preços dos cereais apresentou queda de 3,7%, por causa da desvalorização nos preços do milho. O clima ficou favorável nos principais produtores do grão e aumentou a esperança de elevações significativas na produção. Os preços do trigo também caíram, mas o forte ritmo de exportações limitou a queda, segundo a FAO.


Já o índice de óleos ficou 3,3% abaixo de junho e marcou o menor nível em três anos. "A queda no índice reflete, principalmente, o recuo nas cotações de soja e óleo de palma", disse o relatório.  O óleo de soja recuou em resposta às amplas disponibilidades para exportação, especialmente na Argentina, combinadas com a demanda fraca (inclusive do setor de biodiesel), bem como boas perspectivas de cultivo de soja nos Estados Unidos.


O levantamento trouxe ainda que o índice de açúcar caiu 1,5% sobre o mês anterior. "Os preços do açúcar recuaram pelo quarto mês consecutivo, na esteira de um grande excedente de produção em importantes regiões produtoras, sobretudo no Brasil, o maior produtor e exportador mundial", afirmou a FAO.


Fonte: Valor Econômico. 9 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja