• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil não descarta retaliar EUA em caso do algodão


Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 08h20

O Brasil não descarta uma retaliação cruzada contra os Estados Unidos pelo eventual não pagamento de indenizações a produtores de algodão brasileiros, disse na quinta-feira (8/8) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após evento no Rio de Janeiro.


O pagamento das indenizações começou a ser realizado depois que o Brasil ganhou uma disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios pagos pelos EUA aos seus produtores.


Patriota comentou o assunto após reportagem indicar que as indenizações poderiam ser suspensas pelos EUA.


"O que se pode dizer atualmente é que, à luz dos desenvolvimentos, vamos analisar as hipóteses e não está excluída a hipótese da retaliação cruzada", disse o ministro a jornalistas após evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.


"Podemos tomar essa decisão nos próximos meses", adicionou o diplomata.


Durante a palestra, o chanceler brasileiro lembrou que os cortes automáticos no orçamento federal dos EUA, chamados de sequestration em inglês, dificultam o pagamento de compensações internacionais.


"Estamos passando por uma situação interessante, mas que exigirá uma decisão brasileira, que é o sequestration dos EUA, de limitar os recursos do governo americano, até mesmo pagar compensações negociadas com outros países, como no caso do Brasil, com o caso do algodão, em que tivemos um ganho de causa."


Segundo Patriota, umas das possibilidades seria uma retaliação cruzada entre setores, a ser solicitada junto à OMC.


"Um produto como algodão poder ser objeto de retaliação autorizada no setor de propriedade intelectual ou serviço", disse o ministro a jornalistas.


Fonte: Reuters. 8 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja