• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Momento para discussão do melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil


Quarta-feira, 7 de agosto de 2013 - 08h35

A ExpoGenética, que em 2013 será promovida pelo sexto ano consecutivo pela ABCZ, será novamente um momento único para a discussão do melhoramento genético das raças zebuínas no Brasil. Além dos debates técnicos propostos pelos principais programas de melhoramento genético oficializados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a exposição sedia pela 1ª vez o X Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, organizado pela SBMA e que deverá contar com a participação de mais de 500 pesquisadores, estudantes e técnicos do setor pecuário.


Novas atrações


Entre as novidades da exposição em 2013 está a realização do Concurso Leiteiro Natural, promovido pela primeira vez durante a ExpoGenética, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, pela equipe do PMGZ Leite. As 14 matrizes participantes (12 da raça gir e 2 da raça guzerá), de seis diferentes criatórios, passaram por uma fase de adaptação no local e entre os dias 12 e 16 de agosto, foram avaliadas com duas ordenhas diárias. Após o encerramento da prova, as matrizes participantes ficarão expostas para visitação no pavilhão "Gabriel Donato de Andrade", atrás do Salão Internacional do Parque Fernando Costa. As campeãs do concurso serão apresentadas no dia 22 de agosto, no Tatersal Rubico Carvalho.


Quem visitar a ExpoGenética também poderá acompanhar de perto, no pavilhão 13, os primeiros resultados obtidos pelos criadores que importaram genética zebuína da Índia nos últimos anos, como o caso do deputado federal e criador Abelardo Lupion, do Paraná. "Serão apresentados durante a ExpoGenética, a 1ª geração de filhos do  touro indiano Avanindra em vacas nacionais. Serão expostos 15 animais nelore, sendo 4 fêmeas e 11 machos, todos eles com idade entre 8 e 11 meses. Será uma oportunidade para mostrar a heterose extraordinária da genética indiana com várias linhagens nacionais, que deram origem a animais extremamente musculosos, precoces e caracterizados", explica o criador que começou a buscar genética indiana há aproximadamente 13 anos. No pavilhão, também estarão expostos animais com genética indiana importada da raça guzerá, apresentados pelo criador Antonio Pitangui de Salvo.


Feira do Pró-Genética


A ExpoGenética 2013, também sediará entre os dias 20 e 23 de agosto, uma feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), onde serão comercializados touros de raças zebuínas com idade entre 20 e 42 meses, com exame andrológico positivo e exames sanitários em dia.


Por ocorrer dentro da ExpoGenética, esta feira do Pró-Genética colocará a venda apenas touros com avaliação genética Top 20% para as raças de corte e avaliação genética positiva dos pais, para as raças de aptidão leiteira. A feira do Pró-Genética será realizada, a partir das 8h, na Estância Orestes Prata Tibery Jr, localizada na Rodovia MG 427, km 02.


Programação Técnica


Além da programação técnica do Simpósio da SBMA, os visitantes que passarem pela ExpoGenética terão oportunidade de se atualizar com as principais novidades do segmento. O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) fará um atendimento personalizado aos criadores, entre os dias 19 e 23 de agosto, para apresentar as vantagens e os serviços oferecidos pelo programa, bem como tirar dúvidas no estande do programa, localizado em frente ao Salão Internacional. A ABCZ prepara ainda uma grande estrutura para promover o programa, entre elas, o fato dos visitantes serem recebidos com tapetes vermelhos que interligarão os pavilhões do PMGZ. Os animais participantes do programa estarão expostos em dez pavilhões no Parque Fernando Costa (Pavilhões 01, 04, 05, 06, 07, 09, 10 12, 13 e 31).


Durante a ExpoGenética, o PMGZ fará o lançamento do Sumário de Corte, no dia 18 de agosto, às 20h30. Neste ano, participaram do processo de avaliação genética mais de 6.000.000 de animais das diferentes raças zebuínas (nelore, brahman, guzerá, gir, sindi, indubrasil e tabapuã). A grande novidade desta edição é a inclusão de características morfológicas, obtidas através da avaliação visual (estrutura corporal, precocidade e musculosidade), cada uma a desmama e ao sobreano.


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) também preparou uma programação técnica interessante para os participantes da ExpoGenética. Entre os dias 19 e 22 de agosto, a associação promove debates entre pesquisadores, técnicos e criadores, abordando questões sobre precocidade sexual, objetivos das provas de desempenho, importância da seleção para características de carcaça e aplicabilidade da avaliação morfológica na seleção. Os fóruns serão apresentados no pavilhão 16.


Programação dos Fóruns de discussões:


Precocidade sexual - 19/08 - 15h30 - José Aurélio Bergman (UFMG) - Local: Estande da ANCP na ExpoGenética


Provas de desempenho - Carina Ubirajara de Faria (UFU) - Local: Estande da ANCP na ExpoGenética


Importância da seleção para características de carcaça - 21/08 - 15h30 - Fabiano Rodrigues C. Araújo (Aval) - Local: Estande da ANCP na ExpoGenética


Aplicabilidade da avaliação morfológica na seleção - 22/08 - 17h - William Koury Filho (Brazil com Z) - Local: Estande da ANCP na ExpoGenética


Durante a programação, a ANCP apresenta o lançamento do Sumário de Touros, edição Agosto/2013, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. A grande novidade desta edição é o Sumário do Programa POI de Seleção e Avaliação Genética - novo programa de avaliação genética do gado POI. Aberto ao público, o lançamento acontece no dia 20 às 18 horas, no Salão Nobre da sede da ABCZ. O Sumário traz ainda, o Catálogo de Touros da Reprodução Programada 2013.


Treinamento


Assim como em anos anteriores, durante a ExpoGenética, os 120 técnicos de campo da ABCZ participam de um treinamento interno. O fórum "PMGZ - Um olhar técnico" terá início no dia 19 e será finalizado no dia 22 de agosto, no Centro de Eventos "Rômulo Kardec de Camargos". O foco deste treinamento será o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e seguirá uma metodologia diferenciada de trabalho, visando à integração e a troca de conhecimento entre os profissionais das diversas regiões do país. Entre as atrações do fórum também está a palestra motivacional "A dinâmica do relacionamento baseado no valor: o novo paradigma na relação com o cliente", com o palestrante: Sandro Magaldi - VP de Negócios, no dia 20 de agosto, a partir das 17h. A palestra também será aberta aos demais colaboradores da ABCZ. No dia 21 de agosto, às 8h, os técnicos assistem a palestra motivacional "Mudar é preciso", ministrada pelo zootecnista Luís Renato Tiveron, técnico da ABCZ, em Uberaba/MG.


PNAT e Prêmio Cláudio Sabino


Os visitantes que passarem pela ExpoGenética 2013, terão a oportunidade de acompanhar a escolha dos reprodutores jovens participantes do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros) e das matrizes destaques que concorrem ao Prêmio Cláudio Sabino Carvalho.


Até o momento, foram inscritos para participar do PNAT 2013 63 touros, sendo 45 da raça nelore, 2 nelore mocho, 7 brahman, 1 guzerá e 8 tabapuã. A votação do PNAT ocorrerá em duas etapas. A primeira no dia 21 de agosto, quando os criadores convidados farão a avaliação, entre 7h30 e 10h. Em seguida, das 12h às 17h, será a vez dos técnicos da ABCZ fazerem a avaliação. No segundo dia (22/08), os representantes das centrais de inseminação farão a avaliação das 7h30 às 9h30.


Já o Prêmio Cláudio Sabino Carvalho contará com a participação de 21 matrizes, sendo 12 nelore, 6 tabapuã, 2 sindi e 1 gir leiteiro. A votação das melhores matrizes ocorre no dia 21 de agosto, a partir 13h, e será feita pelos criadores José Luiz Niemeyer, Carlos Viacava e Fausto Pereira Lima.


No dia 22 de agosto (quinta-feira), entre 14h e 17h, a ABCZ fará uma festa onde irá premiar os vencedores do prêmio Cláudio Sabino Carvalho e do PNAT. No local, também acontece a premiação das matrizes campeãs do Concurso Leiteiro Natural. O evento será realizado no Tatersal "Rubico Carvalho" e será aberto ao público da ExpoGenética 2013.


Leilões e shopping


Pela primeira vez, a raça gir leiteiro terá um shopping de animais na ExpoGenética. O 1º Shopping Pioneiros/PMGZ Leite ofertará a genética de animais da Fazenda Terra Vermelha (seleção Campo Alegre) e da Fazenda FB. Estarão à venda mais de 30 machos e fêmeas avaliados pelo PMGZ.  O clone do touro C.A. Sansão estará em exposição no shopping. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a seleção dos dois criatórios e adquirir animais. Eles serão recepcionados pelos criadores José de Castro Rodrigues Neto e Joaquim da Costa Noronha (Kinkão).


A 6ª edição da ExpoGenética contará ainda com 10 leilões de animais provados.  A novidade entre os remates deste ano será a realização de um leilão virtual de bezerros de corte, o Leilão Zebu de Ponta a Ponta, no dia 25 de agosto, entre 10h e 14h, com transmissão do Canal Terra Viva.  A ABCZ será a organizadora deste leilão, cujos lotes ofertados deverão ser compostos de no mínimo 90 bezerros/garrotes e filhos de touros zebuínos PO. Os animais serão apartados e pesados por técnicos da ABCZ ou por habilitados (equipe Estância Bahia), com peso acima de 200 kg e idade máxima de 30 meses. A forma de pagamento será de 1 + 3 parcelas e o frete pago pelo comprador.


Programação ExpoGenética


Sábado, 17 de agosto


- 13h - Leilão Terra Brava - Touros Melhoradores - Local: Virtual/Churrascaria Cupim Grill


Domingo - 18 de agosto


- 13h - Leilão Mega Touros Matinha - Local: Rancho da Matinha


- 18h - Abertura Solene da Expogenética e do Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal - Local: Centro de Eventos "Rômulo Kardec de Camargos"


(Confira a programação completa do simpósio no site: http://www.sbmaonline.org.br/sbma2013/programacao/)


- 20h30 - Lançamento do Sumário de Touros PMGZ


Segunda-Feira, 19 de agosto


- 8h - Disponibilização do Sumário Aliança 2013 - Estande da Conexão Delta G


- 18h - Lançamento do Sumário Geneplus


- 20h - Leilão Projeto Boi com Bula - Local: Tatersal Rubico Carvalho


Terça-Feira, 20 de agosto


- 18h - Lançamento do Sumário ANCP


- 20h - Leilão União do Gir - Virtual


- 20h - Leilão Seleção Guzerá (virtual) - Virtual


Quarta-Feira, 21 de agosto


- 8h às 12h / 14h às 17h - Avaliação dos animais do PNAT


- 18h - Lançamento do Sumário PAINT


Quinta-Feira, 22 de agosto


- 8h às 12h - Avaliação dos animais


- 14 às 17h - Festa de Confraternização - Entrega dos Prêmios "Matrizes Claudio Sabino Carvalho" e divulgação dos animais escolhidos no PNAT


- 18h - Lançamento do Sumário IZ


- 20h - Leilão Top CEN - Local: Tatersal Rubico Carvalho


Sexta-Feira, 23 de agosto


- 13h - Leilão Nelore Jandaia e Convidados - Local: Leilopec


Sábado, 24 de agosto


- 13h - Leilão Touros Melhoradores Colonial - Local: Tatersal Rubico Carvalho


Domingo, 25 de agosto


- 10h às 14h - Leilão Virtual Zebu de Ponta a Ponta (Corte)


- 13h - Leilão Naviraí Camparino - Local: Leilopec


Fonte: ABCZ. 6 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja