• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil já tem cronograma logístico


Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 08h51

Com três anos de atraso até agora, os investimentos em infraestrutura logística, pelo menos agora, têm um cronograma. A frase foi repetida várias vezes durante o 12º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG). "Não é o melhor dos mundos, mas diante de uma paradeira de vinte anos que presenciamos, pelo menos agora, já temos alguma coisa", disse o presidente da entidade, Luiz Carlos Corrêa de Carvalho. "Já é uma grande mudança para o setor".


As autoridades presentes no evento foram unânimes em concordar que o país, nos últimos meses, avançou muito no segmento, mas ainda é pouco. "Já está acontecendo algo diferente, mas ainda é muito pouco. Quando temos um evento grandioso pela frente, como a Copa do Mundo, por exemplo, a coisa anda", afirmou Ingo Plöger, diretor da ABAG. "É um sinal de que dá pra fazer". Segundo Plöger, o Brasil tem dinheiro para investir, gente capacitada para executar, mas falta senso de urgência, de gestão e de vontade política.


Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, disse que, apesar do atraso de três anos, os avanços no setor estão dentro do planejamento oficial. Segundo ele, a EPL quer implantar 10 mil quilômetros de ferrovias no Brasil. "É preciso entender que todo este processo não é tão simples. Estamos implantando um modelo novo, que precisa de ajuste junto aos governos estaduais, ajustes de traçados, debates com os investidores", afirmou.


Ainda segundo Figueiredo, só a mudança de fluxo do escoamento de cargas para o norte do país já vai mudar bastante a realidade do agronegócio. "Vai desafogar os Portos de Paranaguá e de Santos".


Questionado sobre a liberdade de ação que a presidente Dilma Roussef dá à EPL, Figueiredo disse que está motivado a colocar em ação planos de investimentos que estavam parados havia 20 anos. "Planos existem desde meados de 1986, mas não havia execução e nem gestão. Agora temos".


Fonte: Globo Rural. Por Viviane Taguchi. 5 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja