• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Professor defende maior acesso à informação em mercado agrícola


Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 08h26

O professor de Economia Agrícola, Antônio Buainain, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), defendeu maior acesso às informações de mercado, como preços de contratos privados, para que todos os elos da cadeia produtiva agroindustrial possam saber quais são as oportunidades de mercado. "Estados Unidos e Europa obrigam processadoras a revelarem preços, estoques, renda", exemplificou o especialista, que participou, na quinta-feira (1/8) do seminário "A sustentabilidade do campo", realizado no auditório do jornal O Estado de S. Paulo.


Buainain pondera que a medida ajudaria na distribuição de renda. "É preciso promover a transparência nos mercados. As informações são tratadas como uma questão privada: eu não sou obrigado a revelar o preço do contrato que estabeleci", disse.


Buainain questionou, ainda, a verticalização da cadeia produtiva. "É preciso avaliar, sem preconceitos, o impacto da integração vertical, não só a produção própria, em terras próprias, mas em produção totalmente controlada. É uma questão de distribuição de renda nas cadeias", pontuou.


O professor reforçou também a necessidade de um diálogo maior entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o Ministério da Agricultura, para evitar possíveis práticas de concorrência desleal. "Tem de abrir um diálogo muito forte entre o CADE e o ministério, para não permitir concentrações nocivas, e explicar os detalhes dos mercados. Tem de abrir esse debate. E, ao se abrir, assuntos vão ser debatidos e organizações de produtores vão ter acesso a informações. Vão saber, por exemplo, de algumas ações jurídicas", falou.


Fonte: Agência Estado. 1 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja