• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços ao produtor sobem 1,33% em junho, maior taxa desde maio/2012


Quinta-feira, 1 de agosto de 2013 - 08h58

O Índice de Preços ao Produtor subiu 1,33% em junho, ante 0,24% em maio, na alta mais forte desde maio do ano passado, com forte impacto dos alimentos e em meio à valorização recente do dólar.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou nesta quarta-feira (31/7) o dado de maio deste ano depois de anunciar anteriormente alta de 0,28%. Em maio do ano passado, o IPP subiu 1,69%.


Em junho, 19 das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços na comparação com o mês anterior, contra 17 em maio. As maiores variações positivas na comparação mensal foram registradas em fumo (4,73%), papel e celulose (4,40%), outros equipamentos de transporte (4,11%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (2,99%).


De acordo com o IBGE, em todos esses destaques houve efeito da valorização da moeda norte-americana, que acumulou em junho alta de 4,17% ante o real. "O dólar teve uma presença espalhada no IPP de junho", disse o pesquisador do IBGE Manuel Campos Souza Neto.


"Boa parte do fumo processado é exportado, a celulose também é dolarizada e equipamento de transportes tem muita exportação. Já equipamento de informática depende de componentes importados", detalhou o pesquisador.


Mas o maior impacto sobre o índice veio dos produtos alimentícios, que subiram 2,35% no mês, a maior variação desde julho de 2012, quando foi de 3,1%. O impacto foi de 0,45 ponto percentual.


Até então, os alimentos, que pesam cerca de 20% no IPP, vinham segurando a alta do índice devido aos efeitos da safra recorde prevista para este ano. Mas o segmento foi influenciado pela alta do dólar e pela maior exportação de farelo de soja e carnes, segundo o IBGE.


Fonte: Reuters. Por Rodrigo Viga Gaier. 31 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja